Saúde

Ação da Vigilância Sanitária garante segurança nos peixes do Amapá

A Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal do Trabalho,  Desenvolvimento Econômico e Inovação realizam operação de fiscalização e conscientização em mercados peixeiros de Macapá. Nesta quinta-feira, 16, a ação “Peixe Tucuju Saudável e Gostoso” começou na nova Feira Maluca, localizada no bairro do Congós.

Todos os produtos investigados estavam livres de quaisquer irregularidades, sendo totalmente seguros para o consumo da população. Na ocasião, o prefeito Dr. Furlan visitará a feira e almoçará o peixe do local junto ao seu secretariado, para transmitir a confiança que a população deve ter nos produtos.  

O que motivou a iniciativa foram os boatos de contaminação da doença de Haff, que teve casos em Belém por causa de peixes contaminados. O rendimento da venda de peixes caiu drasticamente, mesmo sem casos — nem suspeitas — da doença no estado. “Nosso peixe é um peixe sadio, um peixe de criatório, de viveiro, é um peixe que até a água dele é temperatura ambiente, nem muito forte nem muito baixa, trabalhamos com esses peixes”, afirma Edno Galvão, mercador da feira que lamenta a queda infundada no rendimento.   

Secretário Rafael Gato afirmou que o peixe comercializado no estado é saudável

A Vigilância Sanitária irá visitar mercados peixeiros do Amapá até terça-feira da próxima semana, passando pelo Shopping Popular, Feira do Novo Horizonte, Feira da 13 e feira do Zerão. “Os nosso peixes aqui do estado são saudáveis. São peixes que você pode comer tranquilamente, nós não temos casos nem suspeitas da doença de Haff. Estamos aqui para tranquilizar a população de que qualquer tipo de peixe você pode comer”, afirma Rafael Gato, secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inovação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo