Cultura

Amapá perde Tia Biló, uma das maiores referências da cultura, história e tradição do Marabaixo

Na madrugada deste sábado, 18, o Amapá perdeu uma de suas maiores referências da cultura, história e também da tradição do Marabaixo do estado, Benedita Guilerma Ramos, a Tia Biló, que partiu aos 96 anos. Matriarca de uma das maiores famílias do Amapá, os Ramos, ela nasceu em 10 de fevereiro de 1925, em Macapá. 

Filha de Julião Ramos, mestre do Marabaixo, e Januária Ramos. Mãe de 7 filhos, 16 netos e 20 bisnetos. Marabaixeira, cresceu entre entre caixas de Marabaixo, mastro, bandeiras e santos, foi assim que criou o primeiro grupo de Marabaixo, a Associação Folclórica Raimundo Ladislau, que foi fundada em 1988 e que hoje é comandado pelo filho Joaquim Ramos e pela neta Laura Cristina Ramos.

Sempre participava dos ciclos e apresentações de Marabaixo, entoando os ladrões. Incentivadora e muito receptiva com todos que iam conhecer e apreciar os eventos de Marabaixo, sempre reverenciada pelas entidades culturais e autoridades do estado. Em sua rede social, a Associação Cultural Raimundo Ladislau se despediu de sua criadora:

“Grandiosos foram os momentos que Tia Biló viveu nas rodas da tradição, que, com satisfação e muita alegria, recepcionou quem pelas rodas de Marabaixo passou degustando o entoar do seu canto forte e preciso. Hoje o toque cadeado das caixas, não podemos dizer que silenciam, e sim que rufam para homenagear essa preta velha que muito contribuiu em sua trajetória nesse plano. Vai em paz Tia Biló, mar a cima, mar a baixo ao encontro de seus ancestrais. Entre nós fica teu legado, que fortalecerá”. 

Tia Biló deixa importante legado na cultura
Foto: Gabriel Flores

Profissionalmente começou trabalhando como zeladora de banheiros públicos, construído pelo então governador da época, Janary Nunes, trabalhou também na Escola Azevedo Costa, no Colégio Amapaense e no Instituto Educacional do Território do Amapá ( IETA).

Tia Biló está sendo velada na sua residência, na Rua Eliezer Levy, no bairro Laguinho. O cortejo para o sepultamento será a partir das 16h, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo