CidadesSaúde

Campanha “Juventude Sangue Bom” mobiliza 400 jovens para doação de sangue

Idealizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e voltada ao programa Amapá Jovem, a campanha “Juventude Sangue Bom” mobilizou 400 bolsistas para a doação de sangue ao Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). A iniciativa, que está em sua quinta edição, além de ajudar o instituto a manter o estoque regular de sangue, estimula a prática da doação entre os beneficiários do programa e suas famílias, explicou o gestor da Sejuv, Pedro Filé.

Secretário Pedro Filé

“Um dos eixos do programa é a cidadania e responsabilidade social, e a doação de sangue segue esse princípio. Antes da doação, realizamos um trabalho de educação, orientação e os critérios necessários. Hoje, para 80% dessas pessoas é a primeira vez que realizam uma doação, e talvez se não fosse essa ação eles não teriam essa iniciativa, que, a partir do exemplo, pode se expandir para o restante da família também”, completou o secretário.

Na casa da bolsista Jéssica Andrade, de 20 anos, o exemplo veio de seu pai, que é doador, e despertou nela a vontade de doar também. “Eu sempre tive vontade de doar, mas alguns contratempos acabaram por me fazer adiar a doação. Sempre que meu pai vinha [doar] eu não conseguia vir com ele, agora aproveitei a ação do programa para finalmente realizar esse desejo”, disse.

Jessica Andrade doou pela primeira vez

Uma bolsa de sangue pode atender cerca de 4 pacientes e qualquer pessoa que esteja dentro do perfil doador pode participar e fazer esse ato de amor ao próximo. Para isso, é preciso agendar o horário da doação por meio do número 98121-6337.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo