Cidades

Com ecoturismo e feira de artesanato, “Festival Maruanum” fomenta economia local

Com o objetivo de fomentar o turismo em Macapá e descentralizar atividades esportivas, foi realizado no último fim de semana o “Festival Maruanum”, promovido pelo Instituto Municipal de Turismo (Macapatur). O distrito, distante 80 km da capital, tem um grande potencial para o ecoturismo e cerca de três mil moradores, divididos em 16 comunidades.

Quem esteve na programação pôde realizar atividades de stand-up paddle, vôlei, futebol, além do torneio de pênaltis. De acordo com o diretor-presidente do Macapatur, Benicio Pontes, a ideia é tornar as programações rotineiras também nos demais distritos. “A ideia é que todo fim de semana tenha atividades com o intuito de divulgar, fomentar a economia local, o ecoturismo e o turismo de aventura”.

Benicio Pontes, presidente da Macapatur

Antes da programação, técnicos do instituto realizaram uma capacitação junto às comunidades ribeirinhas para que eles possam dar continuidade às atividades e ter nelas uma fonte de renda. “Com a pandemia, qualquer atividade voltada ao turismo e lazer fica limitada, e o esporte é a forma que achamos de fazer programações seguras durante esse período de férias em que as pessoas já estavam acostumadas com o Macapá Verão. Capacitamos os empreendedores para que eles possam ver no turismo de aventura uma nova fonte de renda”, explicou o técnico Sandro Nery.

Técnico da Macapatir, Sandro Nery, responsável pela capacitação

O festival também contou com feira de artesanato, com a comercialização de produtos locais como as tradicionais peças feitas pelas louceiras do Maruanum. No próximo fim de semana as atividades serão realizadas na Fazendinha, com trilha aquática, a partir das 7h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo