Amapá

COSEMS/AP realiza Assembleia itinerante em Ferreira Gomes para ultrapassar barreiras logísticas e tecnológicas e garantir presença de gestores

Secretários municipais de Saúde do Amapá participaram da VI Reunião Ordinária do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), no município de Ferreira Gomes no dia 11 de junho. Prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2021 e outras pautas de interesse dos membros do Conselho foram tratadas. A reunião fora da capital Macapá, é um modelo adotado pelo Conselho, para garantir a maior participação de secretários, que em algumas ocasiões têm dificuldades em participar no formato híbrido ou presencial, por falta de recurso tecnológicos, internet e dificuldade com deslocamento até Macapá. Os superintendentes do Ministério da Saúde no Amapá, Roberto Bauer, e da Vigilância Sanitária Estadual, Dorinaldo Malafaia, também estiveram presentes.

Participaram da reunião presencialmente, dez secretários municipais. Ithiara Madureira, Santana; Pedro Dalmácio, Ferreira Gomes; Elisângela Albuquerque, Itaubal; Liliane Abreu, Tartarugalzinho; Ronival Virgolino, Serra do Navio; Jaiderson Nascimento, Oiapoque; Eunice Magave, Pracuúba; Ana Cláudia Pimentel, Pedra Branca; Antônio Azevedo, Calçoene; e Marcel Menezes, de Laranjal do Jari, e presidente do COSEMS/AP. A reunião contou ainda com a presença da secretária executiva do Conselho, Elinete Ladislau, dos apoiadores técnicos Nailane Ribeiro, Alciângela Bernardes, e do assessor jurídico Diogo Roger.

Telemedicina

Durante a Assembleia o presidente Marcel Menezes colocou em pauta a importância da implantação do Projeto de Telemedicina nos municípios que ainda não contam com este serviço de saúde. Os secretários de Pedra Branca, Amapá, Cutias, Ferreira Gomes, Mazagão e Calçoene, manifestaram interesse na implantação do serviço. Os gestores foram informados que já fora feito contato com os técnicos do Hospital Albert Einstein para inclusão dos demais municípios no projeto, o presidente do COSEMS/AP informou que o conselho irá doar os kits de informática necessários para implementação do projeto nos municípios. Atualmente, seis municípios fazem atendimento especializado com profissionais do Hospital Albert Einstein.

Capacitação

Também foi explicado aos gestores sobre o curso Ser Gestor do SUS, na modalidade Ensino a Distância, para formação complementar de secretários e equipes. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) disponibilizou 100 vagas para municípios e apoiadores do COSEMS AP. O curso terá a duração de dez meses. O superintendente Roberto Bauer explanou sobre a parceria COSEMS/AP e MS que irá disponibilizar treinamento online sobre o sistema DIGISUS Gestor – Módulo Planejamento-DGMP, em formato híbrido para técnicos dos municípios. Este curso é importante para auxiliar na compilação dos relatórios de gestão, inicia na próxima semana, e o COSEMS disponibilizará espaço para os participantes que possuem dificuldade de acesso a internet.

O superintendente Dorinaldo Malafaia informou aos gestores que o processo para aquisição de câmeras frias para os municípios está em andamento. Os municípios receberão de 4 a 8 câmaras para suporte à vacinação, além de sanar dúvidas dos gestores quanto aos dados da vacinação da população da COVID-19.

Finalizando a Assembleia, o presidente Marcel Menezes apresentou aos gestores a prestação de contas do 1° Quadrimestre de 2021, que corresponde aos meses de janeiro a abril de 2021, que aprovaram por unanimidade. (Asscom)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo