Covid-19SantanaSaúde

Em Santana, pessoas que já tiveram covid-19 recebem atendimento fisioterapêutico

A Covid-19 afetou a qualidade de vida de muitas pessoas, entre elas, as que foram hospitalizadas e permaneceram acamadas. Muitos pacientes acometidos pela doença ficam com sequelas físicas e mentais, e precisam de cuidados especializados. Para dar suporte na recuperação das lesões provocadas pelo coronavírus, a Prefeitura de Santana implantou o Programa de Reabilitação Pós-Covid. O atendimento é gratuito e ocorre no Centro Especializado em Reabilitação Mário Dias Tavares.

O serviço é destinado a pacientes jovens, adultos ou idosos que já foram acometidos pela covid-19 e que já concluíram o ciclo de manifestação, após 30 dias do teste positivo e que apresentam lesões e sequelas da doença que evoluíram com limitações físicas, fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade, entre outras complicações.

Segundo a fisioterapeuta e coordenadora do programa, Quele Daiane Souza, as sequelas geradas pela Covid-19 são inúmeras, vão desde alterações cardiorrespiratórias, motoras, até impactos na saúde mental, como ansiedade, depressão, distúrbios cognitivos e de memória. “Sem uma reabilitação adequada após a alta, os problemas podem tornar-se crônicos, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. O programa tem um papel essencial no tratamento e reabilitação da saúde desses pacientes”, enfatiza.

No Centro, os pacientes são atendidos duas vezes por semana por fisioterapeuta, enfermeiros e psicólogos, que realizam o acompanhamento clínico com reabilitação cardiorrespiratória, fortalecimento muscular e apoio psicológico, através de um programa de exercícios que melhoram o condicionamento respiratório, o fortalecimento muscular, entre outras terapias, de acordo com a avaliação individual do paciente.

A dona de casa Marilda Tavares, de 45 anos, deixou o hospital após 43 dias de internação por complicações causadas pela covid-19, ela ainda tem dificuldades para fazer todas as atividades básicas do dia a dia, mas está buscando, no programa de reabilitação, recuperar a qualidade de vida que tinha antes da doença. Há três semanas frequentando as sessões de fisioterapia, ela já sente resultados: “Eu perdi toda a força das mãos, não andava, não falava e não reconhecia ninguém. O atendimento tem me ajudado muito, e sei que ainda vou melhorar muito mais”, diz a moradora.

Como funciona

Após o agendamento e triagem, o paciente passa por uma avaliação para início do tratamento. O atendimento é realizado em pequenos grupos e individualmente, com dez sessões com técnicas de expansão pulmonar, treinamento muscular respiratório, alongamentos, fisioterapia motora, exercícios ativos, resistidos e aeróbicos como caminhada na esteira, bicicleta ergométrica e escadas. Ao final das dez sessões, o paciente será reavaliado para verificar os resultados e a possibilidade de alta ou readmissão ao programa. Todo o atendimento é feito respeitando o protocolo de prevenção contra a covid-19, como distanciamento, uso de máscara e higienização.

Como agendar

Para agendar o tratamento, o paciente deve ir ao Centro Especializado em Reabilitação Mário Dias Tavares, localizado a rua Salvador Diniz, nº 1512, bairro Remédios I, munido do encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde ou teste negativo para a covid-19, documento de identificação, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O agendamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo