TurismoTurismo no Amapá

Guias de Turismo participam de excursão técnica no Vale do Jari

Uma aventura entre rios, florestas, corredeiras e cachoeiras, para conhecer a história de lugares, pessoas, e ainda relaxar contemplando a natureza? Esse passeio pode ser feito aqui no Amapá e para levá-los com segurança, planejamento e muita diversão, os Guias de Turismo participaram de uma excursão técnica, para poder se preparar para guiar os turistas em novas descobertas.

Ruth Nascimento, com 6 anos como guia de turismo, relata que após a formatura do curso, precisou de mais conhecimento, que na área chamam de viagens técnicas, para poder montar um planejamento do roteiro. Por isso ela e outros guias estão realizando essas excursões pelo Amapá. “Para ficarmos mais preparados e montar o roteiro com todas as informações, é uma forma de garantir a segurança para nossos clientes”, explica.

A excursão faz parte dos pacotes oferecidos pela empresa Poroc turismo que já tem 21 anos no mercado no Amapá. Sua matriz é em Macapá e tem mais duas filiais no estado do Pará. Eles realizam excursões ao longo do ano com pequenos grupos, mais recente estão realizando essas com grandes grupos, uma ocorreu em janeiro e agora recente no início de julho.

“Esta para Laranjal do Jari está sendo um sucesso, já realizamos duas e estamos vendo a possibilidade de realizar uma para o final de julho, mas em setembro teremos uma para Serra do Navio. As excursões acontecem no fim de semana, em dois dias. No pacote contamos com ônibus interestadual com ida e volta,os passeios, além de hospedagem, alimentação e seguro de viagem”, informou Claudomir Fagundes, agente de viagem e guia de turismo da empresa Poroc.

Ruth Nascimento fez parte do grupo de 42 guias que foram na excursão, conheceram a Vila do Cajari, conhecida também com baixo Cajari. No km 185, passando a Vila do Mocoroca, entraram no ramal de 8 km para chegar na Cachoeira do Sucuriju, que fica em uma área de Reserva Extrativista administrada pelo ICMBIO. Depois seguiram viagem para a parada para compra dos produtos feitos da Castanha do Brasil das mulheres do alto Cajari, colônia de Água Branca. Fizeram um passeio pela cidade de Laranjal do Jari, foram à cachoeira de Santo Antônio, com direito a passeio de barco e visitaram o túmulo de um nazista enterrado próximo a cachoeira, com uma cruz de 3 metros de altura.

Visitam o túmulo de um nazista

“Foi muito proveitoso, conhecer mais e poder ficar perto da natureza, tinha curiosidade sobre esse alemão que morreu de febre amarela, fazia pesquisa para Hitler, que queria implantar uma colônia na Amazônia, essas informações e ver o local são importantes para passarmos para nossos turistas, até mesmo para quem é daqui do estado que não conhece”, relata a guia.

Sobre o Guia de Turísmo

O guia de turismo é o profissional responsável por acompanhar e orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja em excursões, viagens internacionais ou qualquer outro tipo de viagem.

Esses profissionais também são responsáveis por ajudar na montagem do roteiro e organizar as atividades que serão feitas durante o dia garantindo que você conheça os melhores pontos turísticos que a cidade oferece.

A profissão de guia está regulamentada pela Lei 8.623/93 e o guia de turismo tem de ser um profissional qualificado e cadastrado no Ministério do Turismo pelo Cadastur para exercer a profissão. Inclusive tem de ser um profissional registrado no mínimo como autônomo na prefeitura daquela cidade.

Uma aventura

“Cada guia cadastrado pelo Ministério do Turismo em Brasília tem uma numeração, a qual o turista pode acessar para ver se é um guia legalizado”, explica Ruth.

Para ser guia de turismo é necessário se capacitar sobre o destino onde atua em aspectos culturais, históricos e geográficos e também conhecer sobre montagem de roteiros e atendimento ao público.


Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo