Esporte

Manas do Sup aliam esporte com fortalecimento feminino e boas energias para a vida

No último domingo, 8, o grupo Manas do Sup recebeu novas participantes, com aula prática de stand-up paddle nas águas do rio Amazonas, na orla do Jandiá. Com direito a café da manhã, alongamento e orientações sobre o uso da prancha e do remo, as mulheres foram para água, determinadas em conquistar o êxito de se equilibrarem, não se importaram com a maré, que estava bem forte.

Com um ano e meio em atividade, o Manas do Sup (mulheres amantes do Sup Surf) começou com 10 mulheres, é um grupo que gosta de aventura, além da prática do stand-up paddle, que usam para se autoafirmar, apoiar umas as outras e incentiva mulheres a superarem problemas, como violência, machismo e preconceitos, além de traumas.

O grupo tem em média, atualmente, 139 mulheres. As veteranas se dividem nas atividades, além do esporte, exercícios de relaxamentos, yoga, realizam encontros, projetos sociais e culturais. A diretoria é formada por 5 mulheres: Brena Wanzeller, Tatiana Costa, Camila Tavares e Jéssica Mendes – responsáveis pelas ações e por criarem o grupo.

“Agregamos o esporte com questões das mulheres, buscamos fortalecê-las, que vivam a energia. Temos aqui mulheres que passaram por problemas de violências física e psíquica, estavam fragilizadas. Encontram no esporte uma forma de ficarem de pé. Aqui nós fazemos uma espécie de paralelo, com a prancha, a maré e a força delas remarem, quando conseguem, elas entendem que na vida podem também”, explica Tatiana Costa.  

Para a atriz e produtora cultural Marina Beckman, a experiência foi incrível. Segundo ela, serve não só como uma forma de fazer algo diferente, inovador e sair da linha do convencional, mas também é uma forma de conquista de possibilidades de como encarar as coisas difíceis da vida.

Produtora cultural, Marina Beckman

“Estava buscando algo diferente para fazer, vi o instagram do grupo e me interessei. Pesquisei e falei com outras participantes para saber se valia a pena. Então, decidi vir hoje para minha primeira aula e saber que, além dessa energia toda e dessa experiência incrível que tive hoje, o grupo também realiza outras ações, que não é só o esporte em si, mas que aqui temos um conforto, um incentivo”, relatou.

O grupo se encontra nos fins de semana para a prática do esporte. Além da orla do Jandiá, costuma frequentar o Curiaú e a Fazendinha. Para participar, as mulheres podem entrar em contato com o grupo. As aulas são divulgadas no instagram @manasdosup. Inicialmente, se paga R$ 100,00 pelo aluguel da prancha. Depois da primeira aula, o valor diminui para R$ 60,00. Devem usar roupa adequadas e é obrigatório o uso do colete salva vidas.

Nesta quinta-feira, 12, o grupo realizará a Quinta Lilás com as Manas, na Cafeteria Empório Café Postal, às 16h, para bate-papo, troca de experiências e apresentação cultural.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo