Saúde

Pacientes do Creap recebem cadeiras de rodas motorizadas

Fotos: Celiane Freitas

Dezenove pacientes do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) receberam nesta segunda-feira, 19, cadeiras de rodas motorizadas por meio do Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (Opmal) do Ministério da Saúde, que busca melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência. Esta é a primeira distribuição deste tipo de equipamento em 2021 e, para ser realizada, todos os pacientes tiveram que passar por uma extensa avaliação da equipe multiprofissional, que verificou a capacidade de cada um em controlar a cadeira de rodas.

O diretor do centro, Amaury Barros, explicou que o acesso qualificado e oportuno impacta positivamente na qualidade e resolutividade das ações de reabilitação. “Esse é um momento muito esperado, e não é só a entrega de cadeiras de rodas, é a melhoria na qualidade de vida, aumento de autonomia e independência da maioria desses pacientes”, comentou.

“Me sinto feliz”, disse Mauro Amaral

Foi o que em poucas palavras Mauro Amaral tentou expressar. Feliz, ele agora não precisará tanto do auxílio dos pais, que já são idosos. “Me sinto feliz, vou poder fazer algumas coisas sozinho, sem depender tanto dos meus pais”. A iniciativa que concede as cadeiras por meio de um convênio com o Governo do Estado distribuiu no primeiro quadrimestre 366 cadeiras de rodas tradicionais.

Foram doadas 19 cadeiras de rodas motorizadas.

Agora, a expectativa é ampliar o número da modalidade motorizada para beneficiar mais pessoas. “O uso de tecnologia assistiva promove a participação de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, aumentando a independência e inclusão social”, pontuou o governador Waldez Góes.

O centro também realiza a doação de órteses, próteses e de bolsas de colostomia. Para ter acesso aos serviços do Creap o usuário deve possuir encaminhamento médico e cartão do SUS. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo