Abertura da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Amapá acontece nesta quinta, 4
“Verás que um filho teu não foge à luta: Resistir para poder existir” é o tema desse ano
A 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá terá abertura oficial nesta quinta-feira (4), a partir das 18h, na Rua Beira Rio, em frente ao Kitanda da Miranda, com uma programação híbrida. Este ano, o tema é: “Verás que um filho teu não foge à luta: Resistir para poder existir”. No entanto, o mês de novembro será todo dedicado ao mês da diversidade.
Segundo o Coordenador Geral da Parada, Bryan Marques, a programação ocorrerá dentro de um cenário de cada vez mais retrocessos no que tange o sistema de garantia dos direitos de grupos “minoritários” e historicamente excluídos. “Esses espaços são necessários porque reafirmam a necessidade da (r)existência de uma agenda que promova os direitos e busque assegurar as condições necessárias para que todos possam alcançar sua cidadania plena”, explicou.
Este ano, a Parada terá como madrinha a advogada Jeanny Raiol e o Sistema Diário de Comunicação como Padrinho, ambos foram escolhidos pelo longo histórico de relação que possuem com o Movimento Social LGBTQIA+, contribuindo grandemente para a visibilidade e garantia de direitos à essa população.
A programação também contará com a realização de algumas de suas tradicionais atividades: a Quarta Lilás, destinado a valorizar a produção cultural de Mulheres LBTI+; a Parada Preta destinada a valorizar a cultura e produção dos LGBTQIA+ negros; a Feira da Diversidade, a qual busca valorizar e divulgar a produção de empreendedores LGBTQIA+ e a 4ª Marcha de Mulheres LBTI+, destinada a dar visibilidade às reivindicações e demandas destas mulheres.
São 21 anos de uma construção coletiva, fruto da coragem, hasteando a bandeira arco-íris e enfrentando a discriminação de outros tempos. Além de movimentar a economia e o mercado locais, o evento promove a cidadania e oferece um espaço de diálogo acerca da necessidade de se respeitar a vida e a essência de irmãs e irmãos componentes da plural sociedade amapaense.
Serviço:
Abertura d da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Amapá
Local: na Rua Beira Rio, em frente a Kitanda da Miranda, Centro
Horário: 18h