Agricultores familiares recebem certificados do programa Fomento Rural, kits de irrigação e participam do lançamento da plataforma digital Nosso Campo
Nesta segunda-feira, 27, o governo do Estado realizou a entrega de certificados do Programa Fomento Rural para produtores; e da ordem de serviço para instalação de kits de irrigação pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Também ocorreu o lançamento da plataforma digital Nosso Campo, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP), uma vitrine para os produtos agrícolas do Amapá, oferecendo ferramentas para transações de compra e venda de produtos locais por meio de um sistema que também possibilitará a oferta para outros estados brasileiros.
Para o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Hugo Paranhos, o setor primário do estado está em evolução, pois são diversos investimentos que estão acontecendo com projetos como PPI, Reniva, Amapá Cacau e Amapá Rural, com esses kits de irrigação e Fomento Rural.
“Esses investimentos são para fortalecer nossos agricultores familiares, por meio do fomento rural, com o aporte de 2,400,00, podem melhorar sua produção, pois ajuda a fomentar seu trabalho, recebemos produtores que precisavam de um freezer para armazenar sua polpa, e a gora poderão adquirir um”, explica o diretor-presidente do Rurap.
No total são 200 agricultores, na seleção conseguimos contemplar 180 agricultores que recebem o Fomento Rural, com parcela inicial do projeto de 1.400 reais, e na segunda recebem o restante, pois tem que atender os quesitos do projeto (que deu andamento ao projeto). “Pode parecer pouco o valor, mais para nossos agricultores é muito importante, pois ajuda na sua produção e na lida do dia-a-dia”, reforça Paranhos.
Os investimentos para o setor primário e para os pequenos agricultores vem de recursos federais da deputada Aline Gurgel e do senador Davi Alcolumbre, com o Governo do Estado.
Sobre a Plataforma Nosso Campo:
Uma verdadeira vitrine da produção agrícola amapaense, onde é possível vender de produtos para qualquer parte do país.
O serviço digital é o primeiro do Brasil voltado exclusivamente para o agricultor familiar: com a ferramenta, o trabalhador pode vender para comércios e escolas itens como açaí, farinha de tapioca, óleo de peroba, ovos, queijo, legumes entre outras opções. Confira o catálogo de produtos no endereço http://plataformanossocampo.com.br/.
Para comercializar, os produtores devem fazer seu cadastro diretamente no site ou procurar um escritório do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
O objetivo da ferramenta é incluir os trabalhadores rurais nas tecnologias disponíveis. Já o comprador terá à disposição uma prateleira online com todos os produtos nesse sistema, que disponibiliza nota fiscal. A plataforma surgiu a partir de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e pela Universidade do Estado do Amapá (Ueap).
Outro benefício, é que, a partir dos cadastros na plataforma, o Governo passa a ter dados mais precisos sobre a produção local, o que também contribuirá para o Estado tomar decisões sobre outros investimentos em políticas públicas para o setor.