Amapá Cacau: produtores de Pedra Branca vão receber 5 mil mudas prontas para plantio
O Programa Amapá Cacau alcançará, no mês de maio, famílias agricultoras de Pedra Branca do Amapari com a entrega de 5 mil mudas de cacau prontas para o plantio. A quantia faz parte das 100 mil mudas cultivadas por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR) em um viveiro de Porto Grande.
No Amapá, o programa foi viabilizado por meio de um Termo de Cooperação Técnica assinado em agosto de 2021 entre SDR, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA) e pela Federação de Agricultura e Agropecuária do Pará (Faepa), que norteia das diretrizes do Amapá Cacau. O objetivo é incentivar o início da cadeia cacaueira no estado.
Cada família receberá 500 mudas, dependendo da demanda apresentada, além de área preparada para o plantio e assistência técnica. O objetivo é que cada agricultor plante um hectare e assim inicie uma nova cultura produtiva no estado.
De acordo com o gestor da SDR, Janer Gazel, que esteve em visita ao município para averiguação do plano, destacou que em um curto prazo os produtores locais terão um novo segmento de produção.
“A iniciativa é muito importante e queremos oportunizar aos agricultores mais uma cadeia de produção, em breve. Destaco, também, o serviço junto à Prefeitura de Pedra Branca, que assegura uma melhor dinâmica no programa nesta localidade”, declarou.
As atividades do programa no município também incluem o auxílio da gestão municipal. O secretário de agricultura de Pedra Branca, Francisco Ferreira, explica que os serviços de preparo de áreas estão sendo finalizados, em seguida, as mudas serão doadas aos produtores.
“Estamos terminando o preparo de alguns espaços para iniciar a distribuição das mudas que já estão em nosso viveiro. Em poucos dias, teremos um grande plantio de mudas de cacau em nosso município”,destacou.
Repasse
Durante a estada em Pedra Branca, o gestor da SDR, Janer Gazel, oficializou a cessão, por 10 anos, de um prédio para a gestão municipal de Pedra Branca do Amapari, para que seja feito no local uma ampla reforma e adaptação com o objetivo de transformar o espaço na Feira Municipal do Produtor, que atenderá 40 agricultores de diversas localidades rurais.