Polícia

Assaltante especializado em roubos a residências morre em confronto com o BOPE

Um criminoso que integrava um grupo especializado em roubos a residências e estabelecimentos comerciais, morreu na tarde desta segunda-feira (12), após tentar contra a vida de militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O confronto aconteceu no Conjunto Habitacional São José, no bairro Buritizal, na zona sul de Macapá.

Ronald Vitor Brito Macêdo, de 19 anos de idade, conhecido no mundo do crime do “RD”, estava sendo investigado pela Polícia Civil (PC), mas foram moradores do residencial que denunciaram o paradeiro dele para o 190.

Segundo os denunciantes, o assaltante estaria andando armado pelo conjunto. Uma equipe da companhia de Choque do Bope foi para o local averiguar a informação.

De acordo com o relatório, assim que avistaram RD, os policiais tentaram fazer a abordagem do mesmo. Entretanto, ele empreendeu fuga em direção a um apartamento, onde se escondeu. A equipe então fez o acompanhamento, mas ao se aproximar foi surpreendida com tiros efetuados pelo criminoso.

Foi apreendido um revólver calibre 38, usado para abrir fogo contra os militares, além de munições deflagradas.

Sem alternativa e com o intuito de preservar a integridade física dos agentes da segurança pública e dos populares, os policiais revidaram para cessar a agressão. No tiroteio, RD que tinha um mandado de prisão em aberto em seu desfavor, foi alvejado e não resistiu aos ferimentos. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38, que foi usado para abrir fogo contra os militares, além de munições, sendo duas delas deflagradas.

Nos últimos meses, segundo a polícia, RD e seu bando teriam praticado uma série de roubos na capital. Entre as ações criminosas está o assalto a uma renomada loja no bairro Novo Buritizal, ocorrida no mês de junho, onde a quadrilha fortemente armada, encapuzada e usando colete balístico, invadiu o local e subtraiu pertencentes de clientes, funcionários e do próprio estabelecimento. Ele também é acusado de ter participado de uma tentativa de assalto a um policial. Na ocasião, a vítima foi baleada na região no abdômen.

Segundo a polícia, RD e seu bando teriam praticado uma série de roubos na capital.

Um dos comparsas de RD morreu no último dia 6 durante uma intervenção policial. Ewerton Alan Souza Ribeiro, o “Cacique”, não acatou a ordem de rendição e trocou tiros com uma equipe da Rotam e levou a pior.

Durante o fim de semana, outro confronto culminou com a morte de um bandido que também praticava invasões à residências. A ocorrência foi registrada no sábado (10).

Conforme o Ciodes, três assaltantes invadiram uma casa no bairro Renascer II, na zona norte de Macapá.

A PM foi acionada e dois deles conseguiram fugir. Gabriel Cordeiro da Gama, de 20 anos, decidiu ficar e enfrentar a equipe do 2° Batalhão. Com um revólver calibre 38 em punho, ele disparou contra os PMs e acabou baleado.

No imóvel invadido estavam quatro pessoas, sendo duas crianças. Uma de 5 e outra de 6 anos de idade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo