Atletas e técnicos do Amapá que irão disputar Gymnasíade 2022 partem na quarta rumo à França
Faltando bem pouco para a realização da 19º edição ISF Gymnasíade 2022 na Normandia, na França, que acontecerá no período de 14 a 22 de maio, os atletas de Wrestling do Amapá já estão nos preparativos para a viagem, eles partem nesta quarta-feira, 11.
Os técnicos Márcia Costa e o tenente coronel Costa Jr reuniram com os atletas para últimos preparativos, verificação dos documentos, tirar dúvidas e fazer mais um treino para estarem bem para a competição internacional. Os jogos de Wrestling acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio.
Para o adolescente José Leandro Pureza, da escola Meta, o difícil está sendo aguentar a expectativa para chegar na França. “Essa é minha primeira viagem internacional, e representar o Brasil é muita responsabilidade, mais estamos treinando para lutar bem e conquistar bons resultados”, declarou.
José Leandro que é da escola Meta foi medalha de ouro na Seletiva Nacional Gymnasíade que aconteceu aqui em Macapá, na modalidade Wrestling, que teve mais outros quatro campeões do Amapá, Leandra Figueiredo Assunção, da escola Nancy Nina da Costa, José Hailton Dias Lopes da escola estadual Antônio Messias G. da Silva, Marcus Vinicius Alencar da escola Augusto dos Anjos, Ruan Figueiredo da Rocha da escola Antônio Messias.
A única garota Leandra Figueiredo, está ansiosa pela competição e muito focada em conseguir uma excelente posição e quem sabe um pódio. “Quero fazer uma boa competição, quero dar o melhor de mim, estou trenando e me preparando muito”, ressaltou.
O presidente da Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade), Rogério Moreira, destacou que está tudo certo e que os estudante atletas e técnicos e mais a direção da Fade vão está na Normandia na França, e espera que o Amapá faça bonito internacionalmente.
“A Confederação Brasileira de Desporto Escolar, junto com a Federação Amapaense de Desporto Escolar trabalham para desenvolver o esporte nas escolas, pois acreditam que a base para o crescimento do desporto no Brasil, precisamos investir mais nos estudantes atletas, educação e esporte devem caminhar juntos”, destacou o presidente Rogério Moreira, da Fade.
A técnica Márcia Costa relata que o Wrestling foi trazido pelo técnico Tenente Costa Jr (que estará na Normandia na França) para o Amapá, e desenvolveu nas escolas públicas, e fez crescer o esporte e hoje já alcançando campeonatos nacionais e agora chegando aos internacionais.
“O esporte como Wrestling está crescendo no estado, chegando em outras escolas e municípios, temos muitos talentos em Oiapoque e região do Jari. Acreditamos que se desenvolvermos mais outras modalidades esportivas nas escolas, com apoio e dedicação conseguiremos mais medalhas e campões, além de muitos jovens gastando energia e focando em atividades que trazem mais benefícios para eles, que outras coisas que são até ilícitas”, informa a técnica Márcia Costa.