Amapá

Bombeira vende terreno que construiria casa própria para conseguir formação e se tornar primeira mulher a ingressar no GTA

Pilotar um avião é o sonho de muita gente que chega a investir caro e o tornam até profissão. Com a subtenente do Corpo de Bombeiros, Anne Kelly, de 40 anos, foi mais ou menos assim. Ela ingressou na corporação em 2006 e desde 2011 decidiu investir nesse sonho, com a intenção de se tornar a primeira mulher a fazer parte do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá.

Ela conta que sempre achou nobre a profissão de bombeiro militar, mas confessa que inicialmente queria ser professora. Em 2004 ela vivia da venda de doces e salgados que fazia com a irmã. Nessa época Anne estudava pedagogia na Unifap, mas não conseguiu se manter nos estudos. Desempregada viu no concurso público a oportunidade de conseguir estabilidade e se tornar bombeira.

“Meu irmão me levava de moto para a biblioteca do Sesc todos dias, por um período de um mês antes da prova pra que eu pudesse estudar sozinha, pois eu não tinha dinheiro para pagar o cursinho. Eu não fui chamada de imediato, entrei na segunda chamada, e em 2006 realizei o curso de formação, e desde então estou na corporação”, conta a militar.

Ela se sente feliz e com a responsabilidade de incentivar outras mulheres

Ela também explica que o interesse em investir no curso de pilotos surgiu em 2011 em uma reunião de trabalho, à época o chefe do setor em que ela trabalhava falou da criação do GTA e da falta de pilotos de avião. “Fiquei cheia de esperança e compartilhei com o meu esposo o desejo de investir nesse projeto, e ele também foi contagiado e corremos atrás para fazer todos os cursos necessários para a nossa formação de piloto de aeronave de asa fixa juntos”, disse.

“Desde que eu era criança, eu amava ver avião pousar e decolar no aeroporto de Macapá. Meu pai levava a nossa família de vez em quando para passear por lá, e o meu sonho era poder viajar em um deles como passageira, mas Deus me permitiu, décadas depois, pilotar uma aeronave”, informou.

Na internet, Kelly serve de inspiração

Anne percorreu um longo caminho ao lado do esposo até conseguir, em 2021, todas as licenças exigidas. Ela diz que o apoio do marido foi muito importante. “O bom era que um dava força pro outro quando as circunstâncias ficavam difíceis. Em 2011 fizemos o teórico de piloto privado e passamos na banca da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), mas somente em 2013 que conseguimos fazer a parte prática que são as horas de voo, porém para ingressar no GTA, tínhamos que ter a licença de Piloto Comercial de Avião, então, ainda em 2013 fizemos o curso teórico em Belo horizonte”, enfatizou.

Infelizmente após essa etapa, o casal ficou sem dinheiro para custear a parte prática dos dois, levando ambos a interromperem momentaneamente o projeto. Foi então que em agosto de 2021 eles colocaram a venda o único terreno que possuíam para construir a casa própria e então finalizar a formação da Anne Kelly em 06 de março de 2022.

Entrar em um avião era um sonho de criança

“Após o término do curso, obtive a licença de piloto comercial de avião monomotor, e assim que cheguei de viagem fui à secretaria de segurança pública, conversei com o secretário, o coronel Carlos, e apresentei a minha formação na área e o meu anseio em fazer parte do GTA como piloto de avião. Reconhecendo a importância do papel da mulher na segurança pública do estado do Amapá e a sua devida valorização, ele abriu as portas para mim, uma vez que a minha formação profissional correspondia aos requisitos exigidos para desempenhar a função”, afirmou ela.

Ela diz se sentir muito honrada e feliz por conseguir realizar o sonho e servir de inspiração para outras mulheres. “Ao mesmo tempo que me sinto honrada por Deus estar me permitindo viver um sonho que em muitos momentos parecia estar tão distante de mim, me sinto com uma grande responsabilidade pois esse também é o sonho de outras mulheres. Me sinto muito feliz em servir à população mais ainda, nessa nova fase da minha vida” finalizou Kelly.

Para conseguir formação de piloto Anne vendeu um terreno que construiria sua casa própria

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo