Bope em ação: atuação da tropa de elite da PM no Amapá termina com um criminoso morto e outro preso

Militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), estiveram no último fim de semana atuando em todo o Estado do Amapá. As ações aconteceram em vários municípios.
Em Laranjal do Jari, na tarde de sábado (9), em uma comunidade conhecida como Padaria, um confronto entre um bandido identificado como Eduardo Gibe Monteiro, de 20 anos de idade, o “Cabeção” e uma equipe do Choque – 2° companhia do Bope -, terminou com a morte do criminoso.
De acordo com informações, durante policiamento fluvial os policiais receberam várias denúncias, sobre elementos que vinham praticando uma série de delitos em região ribeirinha.

Para garantir a segurança da população a equipe do Choque passou a fazer abordagens a embarcações que transitavam pelo rio Jari. Em um dos casos, quando os PMs tentaram parar uma lancha, o condutor não obedeceu ordem de parada, vindo a sacar uma arma de fogo e efetuar disparos em direção a equipe.
Nesse momento iniciou então uma troca de tiros e Eduardo, que era integrante de uma organização criminosa, levou a pior. Ele foi socorrido pela e levado para o Hospital de Emergências da sede do município, mas morreu logo após dar entrada naquela unidade de saúde.
O fato foi comunicado na Delegacia de Polícia (DP) de Laranjal do Jari. A arma que ele usava também foi apresentada para a autoridade policial.

Já a noite, na capital amapaense, outra ação oriunda da Operação Cerberus, feita pelo Batalhão de Operações Especiais, culminou com a prisão de um detento em regime domiciliar, que fazia o uso de tornozeleira eletrônica.
Com Rômulo Sacramento Maciel, de 22 anos, a equipe da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) encontrou duas armas de fogo, substâncias entorpecentes e dinheiro. O mesmo foi flagrado no bairro Congós, na zona de Macapá.
De acordo com o capitão Hércules Lucena, comandante da Rotam, Rômulo levantou suspeita ao correr em direção a uma área de pontes, da 16° avenida, assim que percebeu a aproximação da guarnição.

Houve o acompanhamento tático do criminoso e ele foi alcançado. Durante as buscas pessoais na cintura dele foi encontrado um revólver calibre 38 e no bolso de sua vestimenta, várias porções de drogas. Posteriormente, ele levou os policiais até sua residência, onde foi localizada uma espingarda calibre 12.
Preso e levado para o Ciosp do Pacoval, Rômulo confessou ter várias passagens, inclusive, que estava respondendo pelo crime de roubo. O mesmo não poderia estar fora de seu domicílio.
Ele foi autuado por tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Agora, o bandido ficará a disposição da Justiça.