Campeonato Amapaense Escolar de Basquete 3×3 tem vencedores as equipes Gabriel de Almeida Café, Maria Neusa 1, Barão 2 e Intergenius

O Campeonato Amapaense Escolar de Basquete 3×3, na categoria de 15 a 17 anos, teve como campeões: Equipe Gabriel de Almeida Café – categoria feminina e na masculina foi a equipe da escola Maria Neusa 1. Já na categoria de 12 a 14 anos os vencedores foram Intergenius campeão masculino e no feminino Barão 2.
Foram 20 equipes no total que participaram do campeonato realizado pela Federação Amapaense do Desporto Escolar de 08 a 12 de setembro, na quadra poliesportiva da Universidade Estadual do Amapá (UEAP).
A competição foi disputada e os vencedores demostraram empenho e determinação, e contou com a participação de muitos pais na torcida, como a Dione Batista, mãe do Miguel Holanda, que estava competido pela primeira vez.

“Cheguei cedo e estou achando emocionante, é a primeira competição do meu filho, ele está treinando a pouco tempo, estou aqui torcendo por ele”, ressaltou Dione.
O basquete 3×3 vem conquistando aos poucos as garotas, como a Maria Clara, de 12 anos, da escola Barão do Rio Branco, que começou a praticar esse ano. “Estou muito feliz com a vitória e já ser campeã junto de minha amigas”, relatou.
De acordo com a treinadora Naira Lima que levou os 2 primeiros lugares no feminino categoria de 12 a 14 anos, a importância do treino foi fundamental. “As meninas começaram bem cruas, e tivemos que trabalhar com elas com muitos treinos, cerca de três vezes na semana, como elas são novas tem ainda muito para aprender, mas se mostram dedicadas e acreditamos que ainda irão melhorar”, informa a treinadora.

Já os garotos tiveram jogos mais competitivos, para o estudante David Moraes Dias de 13 anos, que começou a praticar antes da pandemia, e teve que parar e voltou esse ano, essa é sua primeira competição de federação.
“Só viemos com o objetivo de jogar e nos divertimos, não tínhamos pretensão de ser campeão, nem nada. Mas conseguimos e estamos muito felizes”, relatou.
Já o Pedro Vascolcellos Miranda, 14 anos, também participando de seu primeiro campeonato e já com discurso de profissional. “É raro ter uma chance de jogar com um time tão bom, com colegas de confiança, um time que joga junto e capaz de levar a gente a vitória”, disse o campeão Pedro da equipe Intergenius.

O professor e treinador dos campeões Intergenius e Gabriel Almeida Café, Emerson Dias, destacou que é importante estimular os estudantes na prática do esporte, e parabenizou a Fade pela realização da competição.
“Que venham mais competições como essa, para estimular essas crianças, o esporte é o caminho para elas se sintam bem em nosso estado, que é tão carente e eventos como este”, ressaltou o professor.