Caravana de Atendimento Rural Integrado atende produtores da Comunidade do Rio Preto, Maracá e Cajari
A Caravana de Atendimento Rural Integrada, é uma ação conjunta realizada pelo Sebrae, Governo do Estado, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Mazagão/AP e instituições parceiras. O objetivo é facilitar e oportunizar aos produtores, acesso a informações para regularização das propriedades, e oferecer atendimento normativo e orientativo, e serviços, por meio de atendimento individual e palestras. Os atendimentos ocorrem na Vila Rio Preto, na Vila Maracá e na Resex do Rio Cajari, no período de 20 a 23 de agosto.
Segundo o analista de negócios do Sebrae, Erick Dias, os parceiros atendem os produtores rurais, com serviços, gratuitos, de orientação ao crédito, o Rurap está elaborando o projeto de financiamento rural, a Agência de Fomento apresenta o Fundo de Desenvolvimento Rural (Frap); a Sema, orienta sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
“Temos o INCRA que orienta sobre os serviços de bloqueio, desbloqueios, entradas, requerimentos para a regularização fundiária, a gente tem a Diagro palestrando sobre a parte sanitária e vegetal. Temos inúmeros serviços e o Sebrae falando de empreendedorismo rural, e educação financeira para o produtor rural”, explica Erick Dias.
A produtora Siliane Pinheiro (36), produz macaxeira, mandioca, pupunha, cupuaçu, laranja, açaí, melancia, banana e outras frutas, destaca a importância da ação por motivos de regularização.
“O motivo de eu estar aqui, é a emissão de documentos. É muito importante, principalmente porque precisava tirar o documento do Incra e do Rurap, foi muito bom porque ao invés da gente se deslocar daqui pra cidade, eles vieram pra cá. E vamos precisar muito desses documentos lá na frente, nós vamos precisar pra benefício e principalmente para fazer um empréstimo pra vender os produtos para outros locais. Esse documento do CAF é muito importante para ser um produtor com registro e legalizado, e foi uma ótima oportunidade”, declarou a produtora, Siliane Pinheiro.
Rurap
Para o diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, hoje é um dia maravilhoso, estamos aqui na comunidade do Rio Preto, no assentamento Maracá com mais de 300 famílias que aceitaram o convite do Governo do Estado, do Sebrae e do Governo Federal, e vieram para a escola municipal da Vila, para receber diversos serviços, com os bancos da Amazônia, e a Agência de Fomento do Amapá, que é o Banco do Estado do Amapá, oferecendo serviços de crédito; e para aquele agricultor que está com o nome no vermelho, esses bancos também estão fazendo renegociação de dívidas.
“É o Governo do Estado do Amapá, é o Governo Federal e o Sebrae trabalhando juntos para garantir que o homem do campo, a mulher do campo, tenha acesso aos seus direitos, e a gente saia de uma agricultura de subsistência para uma agricultura produtiva. O Amapá tem um grande potencial na produção de alimentos, e são esses serviços atuando em conjunto que tornam esse objetivo possível”, disse o diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael.
Serviços
A Caravana de Atendimento Rural, oportuniza a regularização fundiária, emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR), do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Caf), atualização cadastral, orientação de normas sanitárias animal e vegetal, abertura de conta corrente bancária, apresentação de linhas de crédito Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), emissão de certidão do assentamento, emissão de espelho de assentamento, elaboração para proposta para crédito rural, consulta do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra), motivo bloqueios e processos.
Parceiros
A Caravana de Atendimento Rural Integrado, é uma ação conjunta realizada pela parceria entre Sebrae, Governo do Estado, Governo Federal, e a Prefeitura Municipal de Mazagão/AP; por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Amapá (INCRA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Banco da Amazônia (Basa), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro).
A Caravana de Atendimento Rural Integrado é coordenada no Sebrae pela gerente da Unidade de Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin), Larissa Queiroz; e pelo analista de negócios, Erick Dias.