Cidades

CEA Equatorial investe em novos transformadores para sete subestações do Amapá

A CEA Equatorial adquiriu cinco novos transformadores e realizou a manutenção e reforma de mais dois equipamentos. Os transformadores servirão como reserva técnica nas subestações de Serra do Navio, Amapá, Porto Grande, Laranjal do Jari, Santa Rita, Santana e Central, que seguem em obras de acabamento e melhorias.
Os transformadores são os principais equipamentos dentro de uma subestação, que tem como principal função receber níveis de tensão das geradoras de energia, de intensidade de 34,5 a 138KV, e realizarem o rebaixamento dos níveis de tensão para 13,8KV, sendo essa a tensão ideal nas redes de destruição que atendem os clientes das áreas rurais, residenciais, comerciais e industriais.

Todos os equipamentos estarão também à disposição de outras subestações caso surja alguma demanda de urgência. O valor investido na compra foi de mais de R$ 12 milhões.

O Gerente de Manutenção e Obras da CEA Equatorial reforça que os equipamentos são indispensáveis para a conversão dos níveis de tensão e que a existência de máquinas reservas permite que haja maior segurança e confiabilidade ao sistema.

“O nosso compromisso é garantir maior segurança ao sistema elétrico e segurança para a população, por isso, realizando a compra desses transformadores evitamos maiores inconvenientes. Logo, caso algum transformador já instalado apresente falhas, teremos outros para substituí-lo. As máquinas estarão em 7 subestações e beneficiarão diretamente cerca de 150 mil clientes e por possíveis oportunidades, todo o estado do Amapá”, disse.

Investimentos e ampliação

Atualmente, o Amapá possui 19 subestações que passam por trabalhos de modernização e construção. A subestação São José, a primeira subestação construída nos padrões do Grupo Equatorial, será a próxima obra a ser finalizada e entregue, ainda no mês de maio, beneficiando a população da região metropolitana do estado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo