Amapá

CEA Equatorial orienta clientes quanto a mudanças na fatura e na carta de reaviso

A partir do mês de março, os consumidores da CEA Equatorial passarão a perceber alterações na identidade visual da fatura de energia enviada pela distribuidora. O novo layout é bem parecido com o que a empresa já adota, mas a distribuidora alerta que todos fiquem sempre atentos, pois a fatura é um importante meio de comunicação da Equatorial com os clientes e todas as mudanças devem ser acompanhadas.

Destacado em um box de cor laranja, localizado no canto superior direito da fatura, o consumidor encontrava o número do Seu Código que agora será substituído pelo nome Conta Contrato. Se trata do mesmo número, que identifica o imóvel no sistema da empresa, mas apenas com a mudança da nomenclatura. Este número deve ser informado à distribuidora para solicitação de qualquer serviço, seja no atendimento presencial, através da Clara, no WhatsApp ou na Central de Atendimento. Uma dica importante é salvar esse número na agenda do celular ou anotá-lo em um lugar de fácil acesso para toda a família.

Outra mudança importante na fatura é a adição do “Parceiro de Negócio”, um número que identifica o cliente na distribuidora e ficará disposto abaixo da “Conta Contrato”. Esta é também uma identificação importante para ser anotado em um local de fácil acesso.

Os demais itens continuam da mesma forma nas futuras de cobrança e possuem informações necessárias para o consumidor, como informação sobre o mês de referência da fatura e a data de vencimento da conta, histórico de consumo, descrição da conta, código de barras para pagamento, QR Code da nota fiscal e do pagamento via Pix, além do valor da bandeira tarifária, quando amarela ou vermelha.

Na fatura, o cliente também consegue verificar na parte de “Composição da Conta” o quanto do valor total é pago para a Equatorial diretamente, e quanto dele é referente a tributos, encargos, compra de energia e custos de transmissão. Há também a informação sobre o percentual dos impostos que variam de acordo com o consumo mensal.

Há também um espaço para a “Notificação de reaviso de vencimento/mensagem”. É neste lugar que a CEA Equatorial avisa ao cliente sobre débitos pendentes e do prazo para a realização da suspensão do fornecimento por inadimplência. Outras mensagens importantes são veiculadas nesse espaço, como as datas disponíveis para o vencimento optativo.

Mudança no reaviso de vencimento

Para os consumidores que possuem débitos junto à distribuidora eles podem receber dois tipos de avisos sobre os pagamentos pendentes: o primeiro um “Reaviso de vencimento” que poderá ir acompanhada da fatura de energia daquele mês em questão ou até um documento de “Visita de relacionamento”, onde um agente de campo, devidamente uniformizado e com crachá da CEA Equatorial entregará em mãos ao morador, apresentando a possibilidade de pagamento ou negociação direta com o colaborador.

O layout deste reaviso, que anteriormente era um documento na horizontal em preto e branco, hoje assemelha-se ao layout da fatura de energia, mas contendo outras informações para reforçar ao cliente a importância da quitação do valor devido, além do código de barras para pagamento e o QR Code para efetuar o pagamento via pix.

Nas notificações de reaviso de débito sempre utilizamos como referência o mês de faturamento, ou seja, da leitura do consumo, e é esse dado que o cliente deve passar para a Equatorial.

Segundo o gerente de gestão comercial da CEA Equatorial, Wellington Caldas, é importante ficar atento a todas as informações. “Nosso trabalho é também aumentar a confiança que os nossos clientes possuem no recebimento dos nossos documentos oficiais, seja ele a fatura de cobrança ou o reaviso de vencimento. Melhoramos o material entregue mas reforçamos também para que eles fiquem atentos a todas essas mudanças”, afirma.

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