Censo 2022 vai mapear etnias e línguas indígenas em mais de 70 localidades no Amapá

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa na quarta-feira (10) a coleta do Censo Demográfico 2022 em áreas indígenas em todo o Brasil. No Amapá, foram recenseadas 7.411 pessoas indígenas em 2010, sendo que 80,4% viviam em uma das atuais cinco Terras Indígenas (TIs). Atualmente, estima-se que haja 73 agrupamentos (aldeias) indígenas no Amapá.
No Amapá, a coleta do Censo em Terras Indígenas terá início na Aldeia do Manga (Terra Indígena Uaçá). O analista censitário jornalista Victor Vidigal acompanhará a reunião de abordagem e as primeiras entrevistas. Imagens, vídeos e depoimentos produzidos servirão de apoio à divulgação do Censo e de comum acordo com as lideranças e pessoas retratadas.
O Censo da população Indígenas tem objetivo de mapear os povos tradicionais, suas diferentes formas de organização social, costumes, línguas e a enorme riqueza cultural.
A pesquisa busca responder perguntas como: “qual o total de pessoas indígenas residindo no Brasil?”; “quais as línguas indígenas faladas?”; “quantas etnias ou povos indígenas temos no Brasil?”; “como vivem os povos indígenas dentro das Terras Indígenas oficialmente delimitadas e fora delas?”; “quais as condições de suas casas ou malocas?”; “como está o acesso à educação e à saúde?”; “como está o acesso a infraestrutura e aos recursos naturais nas aldeias e comunidades indígenas?”.
O Censo Demográfico 2010 foi o primeiro levantamento que registrou a quantidade de etnias e de línguas indígenas existentes em nosso país.
Segundo o IBGE, em 2010 foram identificados 890 mil indígenas, 305 etnias e 274 línguas indígenas. Nesse último Censo, foram contados no Amapá 7.411 indígenas, de 14 etnias ou povos e falantes de seis línguas indígenas.
A coleta censitária nas TIs terá apoio de lideranças comunitárias, guias de instituições governamentais e guias-intérpretes, para que o recenseador seja conduzido com segurança por todos os domicílios a serem visitados e siga os códigos de conduta de cada comunidade.
Os intérpretes em áreas indígenas atuarão como mediadores entre o recenseador e o informante, facilitando a comunicação e a interpretação das perguntas e das respostas.
As equipes do IBGE que vão acessar as TIs precisarão estar com teste da Covid-19 negativado e com a vacinação em dia para gripe, Covid-19 e febre amarela.
Censo 2022
A coleta do Censo Demográfico 2022 nas áreas urbanas começou no dia 1° de agosto.
A Unidade Estadual do IBGE no Amapá prevê a visita dos recenseadores em 244 mil domicílios nos 16 municípios do Amapá, além de Afuá e Chaves, no Pará. Ao todo, serão recenseadas cerca 893 mil pessoas no estado.