Chamada Escolar unificada inicia nesta terça-feira, 16
Pais e responsáveis que buscam uma vaga na rede de ensino pública já podem realizar a Chamada Escolar para o ano letivo de 2022. O procedimento, que iniciou nesta terça-feira, 16, pode ser feito até o dia 15 de dezembro de forma online.
Nesta primeira etapa, o procedimento tem a finalidade de mensurar a demanda escolar para as redes municipais e estadual de ensino. “A Chamada Escolar vai ajudar a gente a mapear qual o aumento de volume de estudantes que querem frequentar as escolas públicas, para que, posteriormente, possamos fazer o reordenamento escolar”, explicou o coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed, Ryan Muller.
Para as comunidades da zona rural, o procedimento será realizado de forma presencial nas unidades escolares, mas na zona urbana, também haverá polo de atendimento para aqueles que possuem dificuldade de acesso à internet. “Nesse primeiro momento, o pai vai poder indicar o bairro que o filho pretende frequentar as aulas. Quem fizer a chamada agora já fica com os dados salvos, para que, quando chegue a segunda etapa, esse responsável ganhe tempo e possa escolher a escola que deseja matricular o aluno”.
O procedimento abrange alunos que frequentarão o 1° e 2° período da educação infantil; 1° e 6° ano do ensino fundamental; 1° ano do ensino médio; e 1ª e 2ª etapa da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para efetuar a pré-matrícula, é preciso acessar o site http://prematricula.escolapublica.ap.gov.br/home.
Confira os seguintes documentos para realizar a Chamada Escolar:
Para os responsáveis: RG; CPF; Comprovante de Residência e E-mail;
Para o estudante menor de 18 anos: Certidão de Nascimento; CPF; Carteira de Identidade e Cartão do SUS;
Para maior de 18 anos: Certidão de Nascimento; CPF; Carteira do SUS e E-mail;
O processo de Chamada Escolar é pré-requisito para os próximos passos do reordenamento escolar 2022, mas não garante vaga.