Com 15 anos de criação, Ciodes ganha novo sistema que promete mais agilidade no atendimento de ocorrências
Fotos: Celiane Freitas

Com cerca de 100 mil chamadas por ano, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) comemora 15 anos de criação com a implantação de um novo sistema que promete diminuir o tempo de resposta no atendimento à população. Entre os recursos está a interligação com GPS, que permite maior agilidade e controle do deslocamento de viaturas que podem contar com mapas atualizados.
O secretário de Segurança Pública, coronel Carlos Sousa, diz que outra vantagem que o sistema traz são as estatísticas sobre o perfil de ocorrências de cada região. “Os criminosos se modernizam e nós precisamos nos modernizar também. Com o novo sistema, será possível mapear horários de maior incidência, para planejamento do combate à criminalidade, além de otimizar os atendimentos de urgência e emergência”, pontuou.

O Centro foi criado em 2006 para centralizar e otimizar os serviços de atendimento de ocorrências em um só ambiente físico, gerenciando ações e reunindo órgãos de segurança e salvamento como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto de Polícia Técnico-Científica, acionados pelos números 190 e 193.
Para implantação do novo sistema foram investidos R$ 2,2 milhões, oriundos de recursos do Estado e convênios federais. Ao todo, 160 servidores foram treinados para a utilização do novo sistema.