Cultura

Concurso ‘Garota Junina’ vai coroar melhor Miss Caipira de 2024

As inscrições acontecem até o dia 12 de maio e podem ser feitas pela internet.

A quadra junina está chegando e o grupo Junina Raízes Culturais está com inscrições abertas para a 26ª edição do concurso “Garota Junina”, que esse ano traz o tema “A Força do Empoderamento Feminino”. O evento acontece no dia 08 de junho e coroa a melhor Miss Caipira do ano. O evento é um dos pontos altos do calendário junino e envolve cerca de 500 profissionais do meio, desde coreógrafos, costureiras e maquiadores a carpinteiros.

Segundo a diretoria da Raízes, Deliane Santos, o objetivo do concurso é enaltecer o trabalho e esforço das representantes dos grupos juninos, e valorizar as mulheres que protagonizam e contribuem para o fortalecimento e resistência deste segmento cultural no Estado do Amapá, além de mostrar a importância do evento no segmento da dança amapaense.

O evento de um modo geral contará com 4 etapas, com um encontro das Garotas Juninas das edições anteriores, exposição intitulada Garotas Juninas: trajetórias; coquetel das representantes, e o concurso. “Todas as etapas consolidam o objetivo de valorização, difusão e preservação da Cultura Junina Amapaense, considerando suas variadas formas de expressão, que integram diversos profissionais da arte, beleza, cultura popular e outras, promovendo e incentivando a economia criativa.”, destaca a diretoria da quadrilha.

Apoio

O Garota Junina é realizado de forma independente. Desta forma, a Raízes busca o apoio de patrocinadores que colaborem para que o evento aconteça de maneira grandiosa. Seja através de investimento financeiro ou de apoio estrutural. Diversas empresas e empreendedores já estão patrocinando o evento.

Aos interessados em participar como patrocinadores do evento, basta entrar em contato através do WhatsApp: (96)9 91031147- Deliane Santos.

Tradição cultural

O movimento junino é considerado um dos mais fortes no estado, ficando atrás apenas do carnaval. Atualmente o Amapá conta com mais de 70 grupos juninos estilizados, somando milhares de pessoas com diversas funções, desde brincantes, apoio, diretoria, costureiras/os, coreógrafos, marcadores, historiadores, dentre tantos outros, que se entregam ao movimento antes mesmo dos festejos no mês de junho. Seja na pesquisa da proposta temática, na busca de inspiração para as indumentárias, na coleta de material para os acessórios, na realização de eventos a fim de angariar recursos para fazer acontecer toda essa cadeia que é o cenário junino.

Inscrições

O concurso é a cereja do bolo do evento como um todo, que iniciou com a abertura de inscrições para as misses interessadas em concorrer. As inscrições acontecem até o dia 12 de maio e podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLjYd8_FdE2EkmAmCqY_sHlR24zzqEXFEd4thBK4JcaljNrg/viewform

Homenagem

Dada a relevância da edição, uma exposição intitulada “Garotas Juninas/Trajetórias” também acontecerá com registros fotográficos, vídeos, objetos, figurinos e outros elementos alusivos aos 26 anos de história do concurso “GAROTA JUNINA. A exposição ficará disponível para visitação durante os dias que antecedem a 26ª edição do concurso.

Cronograma 26º Concurso Garota Junina “A Força do Empoderamento Feminino”

10/05 – Encontro de Garotas Juninas
EM BREVE – Exposição Garotas Juninas Trajetórias”
19/05 – Coquetel Garota Junina
08/06 – Concurso Garota Junina

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo