
O município de Pedra Branca do Amapari vai passar a oferecer a nova modalidade de consultas médicas do SUS, a telemedicina. Nesta sexta-feira, 10/9, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu seis notebooks, seis webcams e seis speakphones portáteis do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá – COSEMS- AP, que são necessários para o atendimento médico on-line.
A implantação da Assistência Médica Especializada e Telemonitoramento na Região Norte do Brasil – Telemedicina (AMET) faz parte do Projeto Telesaúde, do Ministério da Saúde, implementado em parceria com profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE, de São Paulo. Há oferta de atendimento médico para as especialidades: endocrinologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.
A nova modalidade de consultas médicas pelo SUS será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e irá promover agilidade nas demandas locais por consultas com médicos especialistas, e com o devido acompanhamento para um tratamento de saúde mais eficaz.
Segundo a secretária de Saúde, Claudia Pimentel, para que o serviço passe a ser oferecido os profissionais de saúde do município receberão treinamento específico. “Em breve, vamos anunciar uma data de previsão para o início do agendamentos das consultas e atendimentos por telemedicina”, informou.