Covid-19Macapá

Contra hepatites virais, Município realiza ação de testagem em shoppings da capital

Fotos: Celiane Freitas

Nesta quarta-feira, 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em alusão à data, em Macapá a prefeitura realizou ações de rastreio em dois shoppings da capital, um no Centro e outro no bairro Trem. 

Até às 17h é possível realizar testes rápidos para a detecção da doença, além de exames de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e material informativo. O objetivo da ação é mobilizar e conscientizar a população.

“Caso não sejam tratadas, as hepatites tipos B e C podem evoluir para hepatite crônica e, posteriormente, podem evoluir para cirrose e câncer de fígado. Além disso, a C atualmente é a principal indicação para realização de transplante de fígado no Brasil, sendo a maior causa de tumor no nosso país”, explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço.

O estudante Caio Picanço, de 18 anos, aproveitou o passeio no shopping para realizar o teste rápido. “Essa é a primeira vez que faço esse exame. Fiquei curioso com o movimento e quis saber do que se tratava. Aproveitei e fiz o teste, porque acho importante”, afirmou.

O estudante Caio aproveitou o passeio no shopping e fez o exame

As hepatites B e C podem ser diagnosticadas por meio de testes rápidos, que podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). “Estas duas formas de hepatites são diagnosticadas por teste rápido, que ficam prontos em até 15 minutos. Caso o usuário ateste positivo, é importante destacar que elas têm cura e os medicamentos são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde”, completou Nayma.

Mesmo sendo doenças silenciosas, a evolução das hepatites pode causar cansaço, pele e olhos amarelados, urina escura, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos e dor abdominal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo