Corpo de Bombeiros do Amapá ganha novo quartel na zona oeste da capital
Fotos: Celiane Freitas

O terceiro grupamento Militar do Corpo de Bombeiros do Amapá está de casa nova. Foi entregue nesta terça-feira, 20, uma nova sede, situada na rodovia da Duca Serra, zona oeste de Macapá. Além do prédio, também foram entregues duas viaturas doadas pela Força Nacional e mais quatro veículos provenientes de convênio para combate a incêndio florestal.

A obra, que teve R$ 3,2 milhões de investimento, faz parte do pacote de R$ 250 milhões destinado para o programa “Estado Forte, Povo Seguro”. O pacote de segurança pública inclui a entrega de novas sedes de batalhões da PM, Politec e delegacias. “A entrega é fruto da união de esforços do governo e da bancada federal, que, mesmo durante a pandemia e com as ações voltadas às medidas de proteção à vida, não parou de executar o que tínhamos planejado e hoje colhemos esses frutos”, disse o governador Waldez Góes.

O comandante da corporação, coronel Janary Picanço, informou que, além dos serviços, a guarnição terá uma novidade. No local será implantado o projeto de busca e salvamento com cães, para atuar em situações com pessoas desaparecidas. “O quartel traz mais segurança para a região e vem com todos nossos serviços como o combate ao incêndio, busca e salvamento, e o atendimento pré-hospitalar, que certamente facilitará o transporte de vítimas, diminuindo o tempo de espera nas ocorrências. Além da nossa grande novidade, que é a busca e salvamento com cães”, comunicou.
Também foram entregues equipamentos operacionais, como uma unidade geradora de energia, também doada pela Força Nacional; e dois equipamentos de proteção respiratória, que são utilizados em ambientes confinados, como residências sendo incendiadas, além de mochilas, pranchas e luvas.
