Covid-19: Amapá terá aplicação de 3ª dose de vacina para pessoas maiores de 18 anos
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 16, que todos os brasileiros com mais de 18 anos estão aptos a tomar a terceira dose da vacina que protege contra a Covid-19. Até o momento, o reforço acontecia após seis meses e só era indicado para indivíduos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos (pessoas com problemas no sistema imunológico).
No Amapá, o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, disse que a decisão é importante tendo em vista o cenário de países que vivem com uma quarta onda de casos. “A decisão é acertada e fundamental, principalmente pelo cenário que observamos na Ásia e Europa, que vivem um crescente de casos, e já está comprovado que países que têm bons índices de vacinação tem redução de casos graves, internações e morte”.
Pessoas que já receberam a segunda dose da vacina devem dar um intervalo de cinco meses para o recebimento da terceira dose. “Pessoas que tomaram Pfizer, AstraZeneca e Coronavac precisam dar o intervalo mínimo de cinco meses. Já quem tomou dose única [Jansen] tem direito de tomar a dose de reforço dois meses depois de ter recebido a dose única”, explicou o superintendente.
Ele também explicou que ainda não há previsão para o início da aplicação, mas que todos os municípios participarão de uma reunião para que esse período seja estipulado. “Esse calendário para as doses de reforço será preparado pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação dos imunizantes, mas tão logo seja feito, garantiremos as doses para toda a população apta a se vacinar”, finalizou Malafaia.