Covid-19

Covid-19: Após requerimento atendido de Dudu Tavares, lactantes começam a ser vacinadas

A vacina estará disponível para as mães maiores de 18 anos, que amamentam bebês de até seis meses, neste sábado, 10, das 8h às 13h (no sábado), confirme divulgação da PMM

O requerimento do vereador Dudu Tavares (PDT), para a inclusão das mães lactantes sem comorbidades preexistentes no grupo prioritário de vacinação contra covid-19 foi atendido pela Prefeitura de Macapá. O requerimento foi apresentado e aprovado no dia 6 de junho, durante sessão ordinária na Câmara de Macapá.

Inicialmente a vacina estará disponível para as mães maiores de 18 anos, que amamentam bebês de até seis meses, neste sábado, 10, das 8h às 13h (no sábado), conforme divulgação da Prefeitura de Macapá. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que irão disponibilizar o imunizante são: UBS Pacoval, São Pedro, Congós, Pedrinhas, Raimundo Hozanan e Brasil Novo.

“Nossa luta em favor das lactantes teve resposta positiva. Vacinar essas mães significa garantia de proteção e fortalecimento da saúde materno infantil. Com apenas uma única vacina, estaremos protegendo duas pessoas – mães e bebês. Seguimos avançando na luta contra o vírus”, declarou Dudu Tavares.

Pesquisa
A iniciativa do vereador surgiu após ouvir a mobilização das mães lactantes que reivindicavam a vacina contra covid-19. O movimento “Lactantes pela Vacina” iniciou quando o jornal científico JAMA, divulgou o resultado de uma pesquisa em que os cientistas descobriram a presença de anticorpos contra o novo coronavírus no leite humano de mães vacinadas, e comprovaram a possibilidade de transmitir a proteção para os bebês pelo alimento materno.
A pesquisa foi realizada em 84 mulheres israelense que receberam duas doses da vacina fabricada pela Pfizer-Biontech e coletaram amostras de leite antes e depois de serem imunizadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo