Criminosos em fuga trocam tiros com militares da Força Tática e fazem reféns na zona sul de Macapá
Uma denúncia feita ao Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes), no início da tarde desta quarta-feira, 4, levou uma equipe do Batalhão de Força Tática (BFT) da Polícia Militar (PM) a uma residência localizada no bairro Novo Buritizal – zona sul da capital amapaense. A informação era de que no local membros de uma organização criminosa, envolvidos em crimes de roubo e homicídios, estariam escondidos.
Os militares foram até o endereço averiguar a situação e, quando se aproximaram do imóvel, vários indíviduos que estavam no interior do mesmo empreenderam fuga. O fato se deu por volta das 12h.
Segundo a Divisão de Relações Públicas e Imprensa (DRPI) da Força Tática, alguns dos suspeitos dispararam com arma de fogo contra a equipe, iniciando uma intensa troca de tiros entre os criminosos e a polícia. No confronto, um dos suspeitos foi baleado. Mesmo assim, o criminoso conseguiu correr.
Na fuga, ele invadiu uma residência tomando como refém duas mulheres e duas crianças, uma de 12 anos e um bebê de colo. Foi pedido reforço e as equipes do BFT fizeram o cerco no local. Imediatamente, começaram as negociações, que não duraram muito tempo. Em torno de meia hora, o bandido liberou os reféns e se rendeu.
Com Adelson de Moraes Silva, de 29 anos, o “Branco”, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm com 12 munições. Contra ele havia um mandando de prisão em aberto pelo crime de homicídio. A polícia disse que o mesmo é tido como o executor da facção.
Um segundo elemento, que fazia uso de uma tornozeleira eletrônica, acabou preso dentro da casa. Ele foi identificado como Matheus Lucas Penha Lobato, de 22 anos, conhecido como “Pelicano”, que responde por tráfico de drogas, roubo e receptação.
Ainda de acordo com a PM, durante a revista, várias porções de substâncias entorpecente, do tipo skank, foram encontradas no domicílio. Após receber atendimento médico no Hospital de Emergência (HE), Adelson e Matheus foram apresentados na Central de Flagrantes do Pacoval, juntamente com o material apreendido.