
O fotógrafo e criador do Foto Clube Amapá, Paulo Gil, ministra nesta sexta-feira, 1, e no sábado, 2, o Curso de Fotografia, a partir das 9h, na Escola Maria José de Nazaré Ferreira, no município de Tartarugalzinho. O público é a comunidade rural.
A iniciativa do curso é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), que viu a necessidade em promover, junto ao empreendedor rural, mecanismos que o ajude a alavancar suas vendas por meio de uma boa apresentação dos seus produtos e serviços.
De acordo com Paulo Gil, o curso é uma forma de dividir a experiência e aguçar o olhar fotográfico dos participantes. “Ajudarei com técnicas e ferramentas onde eles aprenderam a fotografar e valorizar seu produto, e um conhecimento que ficará com eles para poderem utilizar com a família, fotografar a paisagem e as pessoas também”, informa.

O ministrante nasceu em Manaus, mas já morou em Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais e chegou em 2000 aqui no Amapá. Começou na profissão como assistente do fotógrafo amapaense José da Costa Ferreira, o JC. Fez fotos para a revista Vigília e Paysage Tropical, jornais como A Província e O Diário do Pará. Fotografou para a Revista Amazon View e Circulando.

Iniciou o Projeto Imagens da Amazônia com o Jornalista Dercio Damasceno e apresentou no aniversário da Fortaleza de São José de Macapá a sua exposição fotográfica. Organizou Mostra na inauguração da Galeria Trokkal onde apresentou a exposição Nos e os Nus, primeira exposição de fotografia artística. Foi presidente do Foto Clube Amapá e atualmente promove oficinas e cursos de iniciação fotográfica em vários municípios com a intenção de consolidar o fotoclubismo e a consolidação de bons profissionais de imagens dentro do Estado do Amapá. O primeiro aconteceu no Conjunto Macapaba.
O curso é uma realização do Governo do Estado, por meio da SDR, com apoio da Secretaria de Saúde (Sesa), com parceria da Prefeitura Municipal de Tartarugalzinho.