Defensoria Pública entrega carreta de atendimento itinerante nesta sexta-feira, 29

A Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) entrega nesta sexta-feira, 29, a primeira unidade móvel de atendimento itinerante terrestre da instituição. A ação dará início ao “Maio Verde”, mês dedicado à Defensoria Pública e ocorrerá no estacionamento do Sambódromo, às 9 horas da manhã.
Na ocasião, será ofertada assistência jurídica para ações relacionadas a Família, Criança e Adolescente, Cível, Direitos da Mulher, LGBTQIA+, Criminal, Execução Penal e outras.
A carreta da DPE-AP vai percorrer os municípios do Amapá com o propósito de descentralizar os atendimentos e levar acessibilidade ao público alvo da instituição, pessoas em vulnerabilidade social que nem sempre conseguem chegar até às sedes pela falta de recursos.
A unidade móvel é fruto de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, que alocou o recurso por meio do Ministério da Defesa, no Projeto Calha Norte (PCN) com investimento de R$ 1.435.000,00.
O projeto da Defensoria Pública do Amapá é o primeiro executado pelo Calha Norte com uma Defensoria Pública e o mais rápido convênio realizado pelo programa, que ao todo será findado em seis meses.
Em via de regra, o PCN só havia trabalhado em ações diretamente ligadas com o Poder Executivo estadual e municipal. Por isso, é um projeto-piloto que servirá de incentivo para outros órgãos buscarem o Calha Norte.
Sobre a carreta
Com 15 metros de comprimento por 2,6 metros de largura, a carreta é climatizada, possui recepção, sala de atendimento, sala privada, sala de T.I, banheiro, cozinha, um elevador para PcD e estrutura externa com alongamento, comportando até vinte atendimentos simultâneos.