Denúncia contra conduta de PMs em abordagem policial no Oiapoque será investigada

A Polícia Civil do Amapá vai investigar a conduta de policiais militares durante uma abordagem ocorrida no município de Oiapoque, na madrugada do dia 04 de março de 2025. A ocorrência é resultado de denúncia registrada pelo professor universitário Rafael Costa Santos, que relatou ter sido agredido por policiais militares após expressar posicionamento político em via pública.
A ocorrência e demais procedimentos foram encaminhados à Corregedoria da PM e à Polícia Científica do Estado pelo delegado Átila Rodrigues de Almeida, responsável pelo acompanhamento do caso. Um laudo pericial foi requisitado para analisar a veracidade das alegações e a extensão das possíveis lesões.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública reafirmou o compromisso das forças de segurança com a transparência e a legalidade dos seus atos, garantindo que todas as denúncias contra agentes de segurança pública sejam apuradas com o rigor técnico necessário. O secretário José Neto, titular da Sejusp, ressaltou que a Polícia Militar do Amapá atua com base nos princípios de ética, disciplina e respeito aos direitos humanos”.
A investigação será conduzida de forma a assegurar que a conduta dos policiais esteja em conformidade com os protocolos institucionais e os preceitos legais.