Cultura

Em Macapá, congresso discutirá quadrinhos e cultura pop

Além das apresentações de trabalhos haverá uma palestra da professora Charlotte Krauss da Universidade de Poitiers – França.

Acontece nos dias 10 e 11 de novembro no Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá (campus Marco Zero) o V Aspas Norte. O evento, que tem como tema “Cultura pop e quadrinhos”, será híbrido, com atividades presenciais e online. A grande novidade deste ano é que o congresso se torna internacional, com palestras e apresentações de outros países.

O Aspas Norte surgiu em 2018 com o objetivo de estimular a pesquisa sobre quadrinhos e cultura pop na região Amazônica. Ele nasceu da percepção de que muitas pessoas faziam pesquisas na área, mas não tinham condições de apresentar nos congressos nacionais focados nesses temas – como, por exemplo, os que são anualmente realizados pela ASPAS (Associação de pesquisadores em arte sequencial).

Realizado na cidade de Macapá em 2018 e 2019, o evento contou com apresentações de trabalhos, palestras e oficinas. Os artigos produzidos pelos apresentadores foram reunidos em dois livros, um sobre Linguagem dos quadrinhos e outro sobre Cultura Pop. Em 2020, em decorrência da pandemia, o evento aconteceu de forma totalmente remota.

Em 2022 o evento chegou à sua forma definitiva, com atrações remotas e presenciais. Também nesse ano houve um número recorde de trabalhos inscritos, com apresentações de pesquisadores de todo o Brasil.

As inscrições como ouvinte para o evento estão abertas até o dia 09 de novembro no site https://www.even3.com.br/aspasnorte2022.

Além das apresentações de trabalhos, o Aspas Norte contará com palestra da professora Charlotte Krauss (Universidade de Poitiers – França) com o tema “La Vengeance du comte Skarbek ou os quadrinhos como um experimento de pensamento”.

Evento terá lançamento de livro

Também haverá lançamento dos livros “A Bíblia do roteiro de quadrinhos” e “O roteiro nas histórias em quadrinhos, ambos de autoria do professor Ivan Carlo Andrade de Oliveira. Serão lançados também os álbuns de quadrinhos Noção Zero, do professor Rafael Senra, e Causos do meio do mundo, do coletivo AP Quadrinhos. o coletivo também trará para o evento a exposição Barbie Tucuju, que reimagina a famosa boneca no ambiente amapaense.

O evento é uma realização da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com o Grupo de Pesquisa Cultura Pop da Unifap e com o apoio do Laboratório FoReLLIS da Universidade de Poitiers (França).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo