Polícia

Em menos de 24 horas, duas ocorrências com tomadas de reféns são registradas em Macapá

Num dos casos criminosos utilizavam simulacro de arma de fogo.

Em menos de 24 horas, duas ocorrências que envolveram tomadas de reféns foram registradas no bairro Perpétuo Socorro e Cidade Nova, na zona leste de Macapá. No início da manhã de hoje, 26, um roubo frustrado pela Polícia Militar acabou evoluindo para uma tomada de refém. O fato aconteceu em um mini box no cruzamento da rua 25 de Dezembro com a Acésio Guedes, a poucos metros da sede do 6° BPM.

O fato aconteceu em um mini box no cruzamento da rua 25 de Dezembro com a Acésio Guedes

Segundo informações, três elementos invadiram o local e subtraíram dinheiro, cigarro e outros objetos. Uma pessoa que passava em frente ao comércio, percebeu o assalto e correu para chamar a polícia. Quando o trio deixava o estabelecimento, bateu de frente com os militares.

Os criminosos recuaram para o interior do mini box e conseguiram agarrar um funcionário. Outras duas pessoas escaparam dos assaltantes, subindo as escadas e se trancando na parte superior do prédio.

Os negociadores do Bope com o apoio das equipes da Força Tática foram acionados para intervir no gerenciamento.

Negociadores do Bope e equipes da Força Tática fizeram o gerenciamento da ocorrência

Bastante nervosos, os criminosos, identificados posteriormente como Jackson Pacheco da Costa, de 21 anos, João Vitor Bitencourt da Luz, de 19 e Jhonatan Pantoja Gomes, de 18, dificultaram as negociações e demoraram cerca de quatro horas para se entregarem. A todo tempo eles faziam exigências como a presença da imprensa, de familiares, coletes balísticos e chegaram a fazer live pelas redes sociais.

Para o comandante do Batalhão de Operações Especiais, tenente coronel Kleber Silva, o contato dos assaltantes com pessoas do lado de fora, atrapalhou o trabalho da polícia.

Comandante do Batalhão de Operações Especiais, tenente coronel Kleber Silva, disse que ocorrência foi complexa

“Foi uma ocorrência complexa porque eles estavam muito nervosos. Inclusive, tivemos que modificar o local da negociação. Quando eles começaram a transmitir a situação pelas redes sociais, nós começamos a ter dificuldade. Porque ali, eles desviaram o foco da gente, dos nossos negociadores. E o nosso objetivo era, justamente, fazer com que eles não se prendam a outros pontos e se rendam. Por isso, usamos alguns mecanismos, para cessar esse contato deles com o mundo aqui fora”, detalhou o comandante do Bope.

Com o trio foi encontrado dois simulacros e os produtos roubados do mini box

Com a rendição do trio, a polícia descobriu que eles usavam dois simulacros de pistola. Jhonatan, João Vitor e Jackson, de acordo com relatos da família, tiveram várias passagens pela polícia quando eram menores de idade. Foi descoberto ainda, que Jackson estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio.

Familiares disseram que os três envolvidos tinham várias passagens pela polícia quando eram menores

No fim da manhã de ontem, 25, dois criminosos em uma motocicleta cometeram um roubo na mesma região. Militares do 6° Batalhão, ao tomarem conhecimento do fato, saíram em diligências, e na rua Cândido Mendes avistaram o veículo caído ao chão e os suspeitos com a arma em punho.

Nas duas ocorrências, militares do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) deram apoio no atendimento médico às vítimas e na contenção do trânsito nas vias próximas aos locais dos fatos.

Ocorrência do dia 25 aconteceu na rua Cândido Mendes

Assim que notaram a aproximação dos policiais, os bandidos entraram em um estabelecimento comercial e renderam quatro pessoas. Os batalhões especializados, Bope e Força Tática, foram acionados para iniciar o gerenciamento de crises. Após uma hora de negociação, as vítimas foram liberadas e os assaltantes se renderam.

De posse dos criminosos foram apreendidos um revólver calibre 38 com numeração inelegível, munições, um simulacro de pistola e a moto usada por eles na ação.

Na ação de ontem, após uma hora de negociação, as vítimas foram liberadas e os assaltantes se renderam.

Dois notebooks e três celulares, provenientes do roubo, foram recuperados. Já o dinheiro, a dupla contou para a polícia que durante a fuga jogou o valor, que não foi especificado, em via pública.

Os bandidos foram identificados como Odenilton dos Santos Machado, de 20 anos, e Alexandre Azevedo Pereira, de 18.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo