Em Santana: foragido que matou PRF aposentado e criança de 10 anos, troca tiros com o Bope e morre
Um criminoso, condenado em vários processos, morreu no início da manhã deste sábado, 18, depois de investir contra uma equipe da Ronda Ostensiva Tática Motorizada, (Rotam) do Bope. O confronto aconteceu na comunidade do rio Matapi Mirim, no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá.
Benedito Brasil Alves, de 24 anos de idade, conhecido como ‘Miojo’, era autor de crimes como roubo, tráfico de drogas e homicídios.
De acordo com informações da Divisão de Relações Públicas e Imprensa (DRPI) do Batalhão de Operações Especiais, Miojo vinha cometendo uma série de assaltos a estabelecimentos comerciais na cidade de Santana, nas regiões do Elesbão e Delta do Matapi. Em suas ações, o criminoso costumava agir sempre com bastante violência.
Ainda segundo a DRPI, por volta das 2h, durante o patrulhamento ordinário, a equipe da Rotam recebeu uma denúncia informando que o foragido estava escondido em uma residência na localidade. Assim que chegaram no endereço indicado, os policiais foram notados pelo marginal. Com a aproximação dos PMs, ele efetuou vários disparos, correndo para uma área de mata, isolada e de difícil acesso. Os militares então fizeram o cerco na região e, horas depois, recebeu uma nova denúncia sobre um outro paradeiro de Miojo que, ao ser encontrado voltou a abrir fogo contra a guarnição. Houve revide e ele acabou baleado.
Foi necessário o apoio de uma embarcação para que a polícia chegasse mais rápido com o foragido, no local onde o serviço médico estava, entretanto ele não resistiu. O corpo do criminoso foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Científica (Politec).
Conforme as investigações da Polícia Civil (PC) Benedito Brasil estaria envolvido na morte do policial rodoviário federal, aposentado, Rubens Menezes, de 72 anos, que foi vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte), na Ilha de Santana, no dia 8 de junho de 2019. O criminoso também é acusado de ter assassinado com um tiro nas costas a pequena Darciele Dias Borges, de 10 anos de idade, cujo crime aconteceu no dia 25 de maio de 2020, também na Ilha de Santana. A época, Miojo teria ido assassinar o irmão da criança, mas como não encontrou seu alvo, acabou atirando na menina.