Amapá

Empresa é notificada por retirada irregular de minério de ferro

Órgãos de fiscalização ambiental do município de Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 180km da capital Macapá, notificaram e apreenderam veículos tipo caminhão caçamba que estão a serviço da Empresa DEV Mineração. Com dívidas que deveriam ser pagas ao município referentes a compensações minerais que ultrapassam R$ 109 milhões e sem possuir licenças, a empresa foi notificada a paralisar a retirada do minério de ferro por dentro do município.

Em 2015, a Zamin, que havia assumido a operação de extração mineral, entrou com pedido de proteção judicial e a mineração foi encerrada em Amapá. No início de 2019, a Justiça ofereceu aos investidores e credores a oportunidade de apresentar um plano de recuperação judicial revisado, apresentado pela Cadence e Indo Sino já por meio da Dev Mineração.

Os embarques de minério fazem parte do estoque de cerca de 1 milhão de tonelada que a DEV Mineração, sucedânea da Zamin no projeto, administra. Essa exportação atrasou dois anos, pois esse estoque foi dado como garantia fiduciária ao grupo de três bancos credores na recuperação judicial em 2019.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo