Cidades

Entrada para visitação da Cachoeira do Pium está sendo cobrada por particular


A dona de casa Rose Mary ficou indignada na sexta-feira, 11, quando esteve visitando o município de Ferreira Gomes, para dar um passeio à Cachoeira do Pium, uma área turística do Estado e se deparou com uma cobrança indevida de um particular para a entrada no local.
Segundo informações a área é da antiga mineradora que ali atuava, a Zamapá , e não pode ser cobrada nenhuma taxa de ingresso. Para isso seria necessário que os responsáveis da área cobrassem, caso fosse para manutenção, e teria que haver algum servidor por lá.
De acordo com moradores da região, a reclamação é que muitos de fora vem e deixam lixo no local, não tomam cuidado com a natureza e poluem às águas também.
“Eu entendo que cuidados devem ter, mas não se coloca do nada uma cobrança num lugar como esse, sem explicação nem nada, e não sabemos quem está recebendo essa taxa, eu posso muito bem pegar e colocar uma cobrança pra entrar na Lagoa dos Índios por exemplo, e ai? Posso?”, indagou uma moradora.
Localizada na área rural do município de Ferreira Gomes, cerca de 137 km de Macapá, a Cachoeira do Pium é um atrativo turístico, pela beleza natural. As construções destruídas da antiga mina de ferro Zamapá agora guardam restos que são lembradas por alguns moradores do local, que também trabalharam lá. Uns disseram que a cachoeira se chama do Pium porque era muito difícil o acesso, haviam muitos piuns e as pessoas tinham que se proteger totalmente para poder permanecer trabalhando.

Várias famílias, mesmo na pandemia, se dirigiam ao local para conhecer mais uma beleza natural do nosso lindo Amapá.
Para chegar ao local tem que sair de Ferreira e rodar cerca de 17km. A paisagem é linda, digna de um local pouco explorado. Quem quiser pode ir para passar o dia, mas tem que levar tudo o que for consumir, pois lá não há comercialização de comidas nem bebidas.
E uma dica, se for traga seu lixo de volta. A natureza agradece.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Recentemente, eu e meu marido, fomos conhecer a cachoeira do Pium e realmente nos deparamos com essa cobrança no caminho para a cachoeira, como estávamos de moto o senhor que estava lá cobrou 10,00 pela entrada. É claro que suspeitamos que era uma cobrança indevida, mas como foi a primeira vez ali resolvemos pagar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo