Saúde

Equipe de psicologia da UEI aborda impactos do lazer na saúde mental

A equipe de psicologia da Unidade Estadual de Internação promoveu uma atividade com os colaboradores sobre os impactos do lazer na saúde mental. A Responsável Técnica (RT) da psicologia, Marta Launé, explica que “vivemos em um sistema que cobra muito a produtividade. É normal querermos render ao máximo no trabalho e nas tarefas de casa, e parece absurdo separar um tempo apenas para relaxar”, disse,

A profissional destaca que ao introduzir o lazer na vida é possível aumentar a expectativa de vida. Isso acontece porque algumas atividades liberam hormônios como a ocitocina e ativam a serotonina, o que gera uma sensação de bem-estar, aliviando o estresse.

“Estamos tão presos às nossas rotinas e obrigações que muitas vezes temos dificuldade em encontrar uma forma de lazer que nos atenda, sem que haja o julgamento de desperdício de tempo”, comentou. 

De acordo com Marta Launé o lazer é tido como não essencial (fútil), diante de tantas urgências e demandas que vivemos. “Entretanto, o lazer é imprescindível para a nossa higiene mental. O sujeito que não consegue se divertir está alienado, reduzido a um fazer repetitivo e despersonalizante da rotina”, frisou. 

A psicóloga  ressaltou que está claro a influência do lazer para a saúde mental, a satisfação e a qualidade de vida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo