Esporte

Equipes de futsal se preparam para competição estudantil nacional em Camboriú, em Santa Catarina

O presidente da Federação Amapaense de Desporto Escolar (Fade), Rogério Moreira e o vice-presidente, Olivaldo Nunes, estiveram reunidos na manhã de sexta-feira, 27, na Escola Estadual Sebastiana Lenir, para tratarem da documentação dos estudantes atletas que irão disputar o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal que irá ocorrer de 24 a 31 de julho, na cidade de Balneário do Camboriú, na estado de Santa Catarina.
Serão 24 estudantes atletas, sendo o time masculino formado de 12 adolescentes da escola Sebastiana Lenir, de Macapá e sob o comando da técnica Sônia Soares, e mais 12 garotas da Escola Estadual Professora Sônia Henriques Barreto, do município de Laranjal do Jari, com o técnico Francisco Hamilton.
De acordo com o vice-presidente da Fade, Olivaldo Nunes, a seletiva estadual ocorreu em 2019, mas devido a pandemia só agora em 2022 será realizado o campeonato nacional patrocinado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Olivaldo e Rogério, da FADE


“Hoje estamos organizando toda a parte documental das equipes, ao todo serão 27 pessoas integrando a delegação, com os atletas, técnicos e um representante da Fade. Toda a viagem, hospedagem e alimentação do campeonato é custeado pela CBDE”, informou Olivaldo.
De acordo com a professora de Educação Física da escola Sebastiana Lenir, Sônia Soares, por causa do adiamento do campeonato, a equipe técnica teve que montar um novo time, com os atuais alunos, pois os anteriores já terminaram o ensino médio, apenas um é da equipe passada.
“Já estamos desde março treinando, tivemos um problema devido um assalto a quadra da escola e levaram a parte da fiação elétrica e as e não estamos podendo treinar a noite, somente após as aulas do turno vespertino e finzinho de tarde”, ressalta a treinadora.
Para ela o grande obstáculo será o clima, que os seus atletas não estão acostumados. Em julho é inverno na região sul e irão ter que enfrentar o frio. “Estamos preparando os garotos para isso, mas sabemos que será um diferencial, os garotos são novos, mas estamos fazendo um trabalho forte e sou exigente com eles. Vamos para competir e não só participar”, destaca Sônia.
Para o adolescente Iago Gonçalves, 16 anos, um dos atletas que faz parte da equipe, essa será uma oportunidade única de conhecer outro estado e poder participar de uma competição nacional.
“Essa nova experiência para todos nós, será importante para nossa escola, eu jogo desde criança e espero vir de lá com uma medalha. Estamos nos preparando para jogar bem lá”, ressaltou Iago.

Iago, de 16 anos, diz ser uma nova experiência

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo