CidadesCovid-19

Erro: Pais denunciam que crianças de 5 anos receberam vacina CoranaVac e não Pfizer


Uma mãe esteve na terça-feira, 01, na UBS Cidade Nova, em Macapá, para vacinar seu filho Bruno de 5 anos. Eles chegaram por volta das 16h50 (devido seu trabalho) e recebeu a notícia que já havia sido encerrada a vacinação, no entanto indagou que o comunicado da Prefeitura foi que a imunização deveria ser até às 18h. Outros pais com criança chegaram após ela e também reivindicaram a imunização de seus filhos.

A criança tem 5 anos completos
A vacina indicada para a idade dela era Pfizer


Em conversa com a diretora da UBS, foi autorizada a vacinação. Devido a pressa e toda a situação, a mãe ficou contente e não se atentou ao tipo de vacina que seu filho recebeu. Quando chegou em casa, com mais calma pôde verificar que seu filho recebeu a dose da CoronaVac, que estava autorizada pela Anvisa somente para crianças de 6 anos para cima, e que a que o seu filho deveria ter recebido, por ter 5 anos, deveria ser a dose da Pfizer.
A mãe ficou apreensiva e buscou informações com a Prefeitura de Macapá sobre o ocorrido. Outros pais de crianças de 5 anos ficaram receosos, como Ruan Felipe, que optou em não levar seu filho para vacinar e deixou mensagem nas redes sociais da PMM, buscando uma resposta e a confirmação de que a vacina para seu filho seria a Pfizer.


Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a vacinação do público infantil segue orientação do Ministério da Saúde. Para crianças de 5 a 11 anos com comorbidade e 5 anos sem comorbidade, a vacina aplicada é a Pfizer pediátrica. Já para crianças de 6 a 11 anos o imunizante utilizado é a Coranavac.
A Semsa ressalta que esta é a informação repassada para todos os profissionais de saúde do Município. E sobre a denúncia recebida nesta quarta-feira (2) alegam que está apurando o fato e que se outros pais tiveram o mesmo problema, devem comunicar a Semsa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo