Espetáculo aborda de forma crítica e bem humorada as primeiras narrativas dos colonizadores sobre o Rio Amazonas
O grupo amapaense Frêmito Teatro realiza um ensaio aberto, apresentando o processo criativo do seu terceiro espetáculo, ‘A Descoberta do Rio das Amazonas’, com apresentações nos dias 18 e 19 de Dezembro de 2021 no Teatro Marco Zero, localizado no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá.
O projeto é uma criação em intercâmbio internacional com o grupo El Derrumbe Teatral, de Quito Equador, e conta com apoio do IBERESCENA – Programa Iberoamericano de Cooperação para as Artes Cênicas, fundo que reúne 17 países, inclusive o Brasil, para o fomento de coproduções entre artistas destas diferentes nacionalidades, sendo o Frêmito o primeiro grupo amapaense a ser contemplado na seleção.
‘A Descoberta do Rio das Amazonas’ é uma recriação livre do relato de viagem de Francisco Orellana, conquistador espanhol que ficou conhecido como o primeiro colonizador a percorrer e documentar o Rio Amazonas. A viagem foi relatada através dos escritos do Frei Gaspar de Carvajal, que acompanhou Orellana em seu percurso.
A expedição partiu em 1539 de Quito, descendo a Cordilheira dos Andes e acompanhando os afluentes do Rio Amazonas até sua foz, próximo de onde se localiza a cidade de Macapá. Através de um processo colaborativo de criação, os coletivos vão reimaginar o caminho de Orellana, da cordilheira até a foz, buscando reconstruir de forma crítica e poética a expedição, refletindo sobre o ecossistema amazônico, os dispositivos colonizadores e a relação com os povos nativos.
O trabalho visa dar voz à nosso próprio ponto de vista sobre os processos de colonização que tiveram seu ponto de partida, justamente, naquela expedição ocorrida em 1542. São narrativas que viajam no tempo e permitem recriar o eco dessas cenas, questionar os mitos e refletir sobre o destino atual das populações amazônicas.
SERVIÇO
Espetáculo Teatral ‘A Descoberta do Rio das Amazonas’ – Frêmito Teatro
Dias: 18 e 19 de dezembro de 2021
Horário: sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Teatro Marco Zero – Rua Oscar Santos, 397 – Perpétuo Socorro, Macapá-AP.
Ingressos: Pague quanto puder. Se não puder, pode entrar
Lotação: 60 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Contato: fremitoteatro@gmail.com | +55 96 981088608