Amapá

“Essa orientação inicial nos impede de cometer erros futuros”, relata vereadora do município de Pracuúba

A equipe do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) segue nas orientações sobre a implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). Ontem (12), os técnicos estiveram em Pracuúba, a 273km de distância da capital, onde se reuniram com gestores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

A vereadora Eunice Ramos, que esteve nas reuniões e na oficina, agradeceu o tribunal pela troca de conhecimentos: “Esse primeiro contato é sempre bom, pois nos dá segurança enquanto parlamentares. Vocês estão preocupados com nosso município, por isso, estão trazendo informações e nos auxiliando. Essa orientação inicial nos impede de cometer erros futuros. Vamos sempre querer contar com vocês, e podem contar conosco”, agradeceu a parlamentar.

O presidente da Câmara, Francinei Dias Amoras, também destacou a relevância do treinamento: “Trouxeram várias informações e orientações para que possamos nos alinhar à transparência das contas públicas. Agradecemos por essa agenda muito importante com esclarecimentos, para que possamos implantar a forma correta”.

Para a controladora da Câmara de Pracuúba, Eide Carla Figueira, todo sistema novo é desafiador. Entretanto, por ser um município pequeno onde as informações são escassas, há a necessidade de aprender e compreender a legislação.

“Com a participação conjunta e com a disposição do TCE de vir fazer esse esclarecimento, estamos totalmente abertos e muito interessados. É algo que vem para melhorar, e estamos no momento de aprender”, ressaltou a controladora.

A 2ª vice-presidente do tribunal, conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, está coordenando as orientações nos 16 municípios do estado. A equipe do TCE já passou pelos munícipios de Oiapoque, Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande, Calçoene, Amapá, Pracuúba e hoje (13) está em Tartarugalzinho.

O QUE É O SIAFIC?

O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle tem como objetivo unificar e padronizar os processos de execução orçamentária e financeira nos municípios, visando aumentar a transparência e a eficiência na administração pública. A reunião tem como foco o acompanhamento da implementação do SIAFIC, conforme previsto no Decreto nº 10.540/2020.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo