Estou muito ansiosa para voltar para o novo prédio’, diz servidora do Centro Cândido Portinari
As memórias e histórias fazem parte do legado do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, no Centro de Macapá. O espaço será entregue à comunidade pelo Governo do Amapá nesta terça-feira, 20, e servidores e alunos já compartilham as expectativas para voltar ao novo prédio, reaberto após 18 meses de trabalho intenso.
“Eu lembro da festa da entrega desse centro, em 1973, vim quando era aluna. Estou muito feliz e ansiosa para poder retornar a novo prédio. É uma emoção que não consigo descrever”, conta Aida Barreto, que depois que se formou retornou ao Cândido como professora, em 1981.
Com 37 anos de carreira no Centro de Educação, ela dedica amor e atenção para todos os alunos. Atualmente, Aida é coordenadora pedagógica da escola profissionalizante e verá, mais uma vez, o local ser preenchido por alunos aspirantes às artes plásticas.
O Centro foi idealizado em 1963 pelo artista plástico R. Peixe, mas a sua regularização ocorreu apenas em 1973, por meio de decreto do governador do Território Federal do Amapá. Junto com a Escola Estadual Barão do Rio Branco, a obra é um dos prédios mais antigos do Amapá.
Esta será a 12ª unidade da educação entregue em um ano e 7 meses de gestão. As intervenções levaram em consideração a estrutura histórica da instituição no Amapá, com substituição da rede elétrica, hidráulica, hidrossanitária e de esgoto, cobertura, forro, e adaptação para acessibilidade de pessoas com restrição de locomoção.
Para o diretor do Novo Cândido Portinari, Edivan Boiba, o novo espaço é mais que apenas a entrega de um prédio, é a memória viva das artes plásticas no Amapá, com o resgate histórico da fundação e da projeção de futuro artístico do estado.
“A história do centro nos últimos anos foi de resistência e hoje estamos felizes em retornar ao berço das artes plásticas amapaense, onde nasceram grandes artistas e onde a cultura se profissionalizou e ainda formará muitas gerações”, destacou Boiba.
Hoje, o Centro oferta duas modalidades de ensino: a subsequente, para quem já concluiu o ensino médio ou equivalente e a concomitante, para quem ainda cursa o Ensino Médio ou equivalente.
Os cursos de nível médio são: Técnico em Artes Visuais, Técnico em Processo Fotográfico, Técnicos em Artesanato e Design Gráfico (previsto para 2025). Ofertam também os cursos de qualificação profissional para Ilustrador, Artesão de Pintura em Tecidos, Pintor de Artes, Cartonageiro à Mão, Serígrafo, Gravurista e Ilustrador Digital (previsto para 2025).
Novo Cândido
O novo prédio entrou em obras em setembro de 2014 e passou por períodos de paralisação, além de trâmites administrativos de rescisão de contratos com empresas. A atual gestão possibilitou a finalização da obra em apenas um ano e sete meses, seguindo o Plano da gestão de compromisso com a infraestrutura da educação.
O projeto arquitetônico de adequações, obras e intervenções foi coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e levou em consideração as linhas arquitetônicas da instituição histórica do Amapá. Entre as novidades, estão a climatização e acessibilidade do prédio. No total, os investimentos chegam a R$ 5 milhões e são oriundos do Tesouro Estadual.