Cultura

Exposição Fragmentos do Amapá do grupo Imazônia inicia nesta sexta na Biblioteca Pública Elcy Lacerda

Nesta sexta-feira, 15, acontece a Vernissage Fragmentos do Amapá, promovida pelo Instituto de Poéticas Visuais da Amazônia – Imazônia, na galeria da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, às 18h. 

O Imazônia é um grupo de artistas que tem em comum uma identidade com a cultura dos tradicionais povos amazônicos e a própria Amazônia. Volta-se ao desenvolvimento de linhas de pesquisa com base na Ecoarte, que utiliza materiais alternativos (industrializados ou naturais) como sucatas e outro destacáveis com um pretexto poético que se discuta a questão ambiental, histórica, cultural, política e os seus aspectos sociais. Essa característica fez destaque no meio artístico local, pela sua não convencionalidade estética. 

“Atuamos na produção de obras artísticas, participamos como parceiros, com importantes instituições educativo-culturais e já tivemos participações em eventos de abrangência estadual e nacional”, informa o coordenador do Instituto, Mário de Souza. 

Obras apresentam aspectos culturais, ambientais e paisagísticos do Amapá

Ao todo, o Imazônia é formado por 15 artistas visuais, que são Roque Brandão, Leila Silva, Rômulo Bispo, Claudio Santos, Kleber Alves, Rodrigo Silva, José Borges, Sally Vinagre, Susy Aguiar, Maria Luiza, Raullian, Adalto, Adriane Corrêa, Osiel Silva, além do coordenador Mário de Souza. 

A exposição apresenta concepções visuais sobre aspectos culturais, ambientais e paisagísticos do estado do Amapá, em obras de artistas locais, integrantes do coletivo “Imazônia”, que tem na Ecoarte uma proposta estética pautada no compromisso social da arte com as questões ambientais. 

“Temos o objetivo de divulgar e difundir a produção artística local. Os ‘Fragmentos’ são expressos em imagens sobre madeira, telas e telhas. São partes de vivências ancestrais que resistem e são capazes de despertar memórias afetivas e ações positivas”, explica o coordenador sobre a concepção da exposição. 

Serviço: 

  • Exposição Fragmentos do Amapá
  • Data: 15 a 29/10
  • Horário: 8h as 12h e de 14h as 18h
  • Local: Biblioteca Pública Elcy Lacerda
  • End: Rua São José, Centro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo