Feriado de Finados movimenta comércio informal com venda de flores e serviços de limpeza de sepulturas em Macapá e Santana
Com a aproximação do feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro, o movimento nos cemitérios do Amapá cresce, impulsionando o comércio informal. Na capital, Macapá, onde há três cemitérios, e em Santana, que conta com um cemitério, o período se destaca como uma oportunidade para muitos trabalhadores aumentarem a renda, oferecendo serviços como venda de flores, arranjos e limpeza de sepulturas.
Entre os trabalhadores que aproveitam essa demanda está Siede Gonçalves, de 40 anos, que anualmente se dedica ao trabalho nos cemitérios. “Está sendo muito bom, sempre faço isso nesta época e, graças a Deus, tem dado um bom retorno. As pessoas se preocupam com os túmulos de seus entes queridos, e eu cuido para que estejam bem apresentados”, afirma.
Além dos serviços de limpeza, a venda de flores e arranjos também ganha destaque. Ana Lúcia, de 62 anos, compartilha o entusiasmo com o comércio movimentado. “As vendas estão a todo vapor. É um período de respeito e lembrança, e as pessoas querem homenagear seus entes queridos de forma especial. Graças a isso, o movimento está ótimo e ajuda muito na renda,” comenta.