Festa de Corpus Christi tem translado adaptado para evitar aglomerações
A celebração de Corpus Christi, que acontece nesta quinta-feira, 3, mais uma vez precisou ser adaptada por conta da pandemia da Covid-19. Pelo segundo ano consecutivo, a Diocese de Macapá descentralizou as celebrações para que os fiéis participem das programações em suas próprias comunidades, evitando o deslocamento e aglomerações na Catedral São José, onde a santa missa será realizada às 7h30, pelo bispo Dom Pedro Conti.
Após a celebração, ocorrerá o translado do Santíssimo Sacramento pelas ruas e avenidas do Centro da capital, que irá substituir a tradicional procissão. O translado passará pelas ruas General Rondon, Odilardo Silva e Eliezer Levy, além das avenidas FAB, General Gurjão, Duque de Caxias, Coaracy Nunes, entre outras.
Corpus Christi é uma celebração litúrgica que professa a fé na esperança real de Jesus Cristo na eucaristia. Ela acontece sempre na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “Corpo de Cristo” – uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo, onde o pão, que é consumido, representa o corpo de Cristo, e o vinho simboliza o sangue.
Na catedral, em Macapá, também acontecerão missa às 10h e às 19h, com controle na entrada da quantidade de fiéis e distanciamento social. Em Santana, as celebrações ocorrerão na Igreja Matriz e, em seguida, também o translado pelas ruas do bairro.