Cidades

Fim de semana de feira quilombola e programação cultural para o Dia Municipal do Açaí

O fim de semana está repleto de programação. No sábado, 4, acontece no bairro do Laguinho, a 1ª Feira Quilombola Cadeia Produtiva, na União dos Negros do Amapá (UNA), das 8h30 às 19h. Já no sábado e domingo inicia a programação em comemoração ao Dia Municipal do Açai ( 5 de setembro), das 16h às 21h, no Mercado Central. 

Feira Quilombola acontecerá na UNA

A 1ª Feira Quilombola Cadeia Produtiva é realizada pela Prefeitura de Macapá com a Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Amapá (Conaq/AP), junto com a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecan) e União dos Negros (UNA). Serão comercializados diversos produtos artesanais, farinha, tucupi, açaí, tapioca, molhos de pimenta, hortifruti, gengibirra, biojoias e moda-afro. Nessa primeira etapa, 19 comunidades irão participar do evento.

Vice-prefeita, Mônica Penha

De acordo com a vice-prefeita de Macapá, Mônica Penha, a ação tem como meta levar o apoio às comunidades rurais quilombolas do município. “Nossa missão, como gestão, é viabilizar meios para que as comunidades, que não pararam nem no auge da pandemia, possam fazer o escoamento de seus produtos, trazendo a geração de renda e autonomia aos produtores” destacou. 

Um dos principais alimentos da mesa do amapaense terá um dia para chamar de seu

Também no sábado, inicia a programação do Dia do Açai, de autoria do vereador Edinoelson Careca, que definiu o dia 5 de setembro como data comemorativa. De acordo com o vereador será um dia além de comemoração, também para fomentar toda a cadeia produtiva do fruto.

A programação da prefeitura acontecerá no Mercado Central, no sábado 4 e no domingo, 05, dia efetivo da celebração. Contará com show musical, feira de artesanato e praça de alimentação com iguarias à base de açaí, acompanhadas por charque, peixe frito e camarão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo