A força-tarefa formada com o objetivo de fazer cumprir as normas sanitárias contra a Covid-19 e coibir as aglomerações abordou 81 pessoas que promoviam aglomerações e realizavam o consumo de bebidas alcoólicas em locais proibidos e sem uso de máscaras. Foram registradas nove ocorrências, sendo sete notificações e fechamento de dois bares por estarem vendendo bebidas alcoólicas e funcionando em horário irregular.
Na ação, 16 estabelecimentos foram fiscalizados. O último decreto publicado com as medidas restritivas para evitar a proliferação do vírus proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos, assim como no interior de bares e restaurantes; o funcionamento de boates e balneários; além de aglomerações em espaços públicos e privados; e festas clandestinas.
“As pessoas têm que entender que a pandemia não acabou, que o vírus é letal e que somente com a colaboração de todos é que vamos vencer essa batalha”, enfatizou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS no Amapá. Participaram da fiscalização Ministério Público, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), forças de segurança e secretarias municipais de Saúde de Macapá e Santana.
As fiscalizações seguem durante todo o fim de semana. Denúncias de aglomerações e descumprimento das normas sanitárias podem ser enviadas por meio do número 190.