Educação

Governo do Amapá inicia avaliação permanente de alunos da rede pública 2022 

O Governo do Estado inicia nesta segunda-feira, 4, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap), para alunos do 2° ano do ensino fundamental de escolas estaduais. O processo segue até o dia 14 deste mês.

A meta é avaliar mais de 12 mil estudantes nos 16 municípios. As provas contêm 40 questões objetivas de língua portuguesa, interpretação de texto e matemática.

Para o Coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed, Ryan Muller, através dos resultados obtidos pode se pensar formas de auxiliar a aprendizagem dos amapaenses.


“Com a avaliação é possível mensurar os avanços e desafios que teremos que enfrentar. E assim, alinhar estratégias pedagógicas que ajudem no desenvolvimento do estudante, principalmente, daqueles que estão em fase de alfabetização”, disse Muller.

Cada escola organizará seu próprio cronograma de aplicação, mantendo os protocolos de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19.

O Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada – implantado pelo Governo em 2019 – que tem o objetivo de mensurar os índices educacionais do estado e é coordenada pela Secretaria da Educação (Seed).

Além da mensuração dos pontos estratégicos, o Sispaeap também garante uma premiação de até R$80 mil para as 20 escolas que conseguirem atingir os melhores resultados. E para as mesmas receberem todo o valor, devem auxiliar as 20 instituições com os índices mais baixos, a melhorarem seu posicionamento no ranking.

Os resultados da Sispaep também são utilizados como critérios para redefinir a distribuição da cota-parte do ICMS, pois, afetam diretamente os recursos que o Estado repassa para os municípios.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo